The exhibition ‘Joan Miró: Materiality and Metamorphosis’ is based on the collection of 84 works by Miró, owned by the Portuguese State. This important exhibition is curated by Robert Lubar Messeri, a leading world expert in Miró's work. Portuguese architect Álvaro Siza Vieira will be responsible for the exhibition’s architectural design.
The exhibition covers a six-decade period in Joan Mirós's career - from 1924 to 1981. It focuses in particular on the transformation of pictorial languages that the Catalan artist first developed in the mid-1920s. The exhibition considers his artistic metamorphoses across the mediums of drawing, painting, collage and work in tapestry.
Miró’s visual thinking and the ways in which he negotiates between optical and tactile modes of sensation is examined in detail, as are the artist’s working processes.
The exhibition comprises around 80 works by Joan Miró from the collection of 85 works, most of which have never previously been seen by the general public, including six of his paintings on masonite produced in 1936 and six "sobreteixims" (tapestries) of 1973. The exhibition is accompanied by a fully-illustrated catalogue with a lead essay by the curator.
Suzanne Cotter, Director of Serralves Museum, stated about the exhibition: "We are delighted to be able to contribute to a greater awareness and appreciation of the work of Joan Miró through what will be an authoritative and unique presentation of this singular collection”.
The exhibition ‘Joan Miró: Materiality and Metamorphosis’ is organised by the Serralves Museum of Contemporary Art and is curated by Robert Lubar Messeri, with architectural design by Álvaro Siza Vieira.
DE 10 MAR 2018 A 22 JUL 2018
A Fundação de Serralves apresenta na cidade italiana de Pádua a exposição "Joan Miró: Materialidade e Metamorfose”, composta por 85 obras da coleção Joan Miró, propriedade do Estado português. A exposição é apresentada na Fondazione Bano, uma relevante instituição cultural de Itália. Tem inauguração marcada para o próximo dia 9 de março, às 18h, com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, e da Presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho.
Após o enorme sucesso alcançado em Serralves, onde teve lugar a sua primeira apresentação pública entre outubro de 2016 a junho de 2017, com mais de 240 mil visitantes, e depois da apresentação no Palácio Nacional da Ajuda entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018, com 49.265 visitantes, a exposição segue agora para a Fondazione Bano, onde fica patente até julho de 2018.
A Fondazione Bano é uma importante instituição cultural italiana. Foi fundada em 1997 por Federico Bano, um empresário italiano da área da moda que adquiriu o Palácio Zabarella, em Pádua, com o objetivo de o recuperar e transformar num centro de artes e cultura. Desde a sua exposição inaugural em 1997 (uma retrospetiva do pintor francês Maurice Utrillo), a instituição já recebeu mais de 2 milhões de visitantes e organizou dezenas de exposições dedicadas à arte dos seculos XIX e XX, de artistas como Giacomo Balla, Francesco Hayez, Caravaggio, Gian Lorenzo Bernini, Anton Raphael Mengs, Picasso, Giorgio de Chirico, Antonio Canova, Modigliani, entre vários outros. A Fondazione Bano trabalha em estreita colaboração com os mais importantes museus e colecionadores de todo o mundo para apresentar aos seus públicos obras de reconhecido valor.
A exposição "Joan Miró: Materialidade e Metamorfose” organizada por Serralves e que agora é apresentada nos espaços do Palácio Zabarella é, mais uma vez, coordenada por Marta Almeida, diretora-adjunta do Museu de Serralves, e comissariada pelo destacado especialista mundial na obra de Miró, o norte-americano Robert Lubar Messeri.
A mostra abarca um período de seis décadas da carreira de Joan Miró, de 1924 a 1981, debruçando-se de forma particular sobre a transformação das linguagens pictóricas que o artista catalão começou a desenvolver nos anos 20 do século passado. São abordadas as suas metamorfoses artísticas nos campos do desenho, pintura, colagem e trabalhos em tapeçaria, observando-se em detalhe o pensamento visual de Miró, o modo como trabalha com sensações que variam entre o táctil e o ótico, bem como os processos de elaboração das obras.
Local: Fondazione Bano, Palazzo Zabarella, via degli Zabarella 14 – 35121 Pádua, Itália
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