Biorremediação: microrganismos ao serviço dos ecossistemas

Conversas Com Serralves

Conversas com Ciência

18 ABR 2021

Horário: 10:30

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2104 Biorremediação: microrganismos ao serviço dos ecossistemas


O desenvolvimento de estratégias de recuperação de ecossistemas marinhos e costeiros afetados por eventos de poluição é ainda um desafio para a comunidade científica. A biorremediação é uma opção de base natural para a limpeza dessas áreas, apresentando significativas vantagens ambientais e económicas em relação a outras alternativas, como as tecnologias físicas e químicas. A biorremediação envolve utilização de microrganismos para responder a eventos de contaminação ambiental, fazendo uso de sua capacidade natural para degradar contaminantes orgânicos. Diversos estudos em curso no CIIMAR estão a explorar o potencial de microrganismos autóctones para a biorremediação de contaminantes em áreas marinhas e costeiras, através do desenvolvimento de ferramentas biotecnológicas para recuperação de ecossistemas.


Investigadora: Ana Paula Mucha

Moderação: José Teixeira, investigador do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental - Universidade do Porto)

2104 Biorremediação: microrganismos ao serviço dos ecossistemas

Parceiro Científico

Relacionado

Ana Paula Mucha
Ana Paula Mucha
José Teixeira
José Teixeira
Ana Paula Mucha
Ana Paula Mucha

Ana Paula Mucha é Investigadora no CIIMAR onde lidera a equipa de investigação EcoBioTec (Biorremediação e Funcionalidades dos Ecossistemas), sendo também Professora Convidada na FCUP. A sua investigação centra-se no desenvolvimento de ferramentas biotecnológicas para a recuperação de ecossistemas, com base na capacidade de microrganismos e plantas autóctones para remover contaminantes ambientais, através de processos de biorremediação e fitorremediação. Tem estado envolvida em diversos projetos nacionais e internacionais, coordenando vários projetos na área da biorremediação de derrames de petróleo e outros contaminantes em zonas costeiras e estuarinas. 

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile