Biorremediação: microrganismos ao serviço dos ecossistemas

Conversas com Ciência

18 ABR 2021

Horário: 10:30

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2104 Biorremediação: microrganismos ao serviço dos ecossistemas


O desenvolvimento de estratégias de recuperação de ecossistemas marinhos e costeiros afetados por eventos de poluição é ainda um desafio para a comunidade científica. A biorremediação é uma opção de base natural para a limpeza dessas áreas, apresentando significativas vantagens ambientais e económicas em relação a outras alternativas, como as tecnologias físicas e químicas. A biorremediação envolve utilização de microrganismos para responder a eventos de contaminação ambiental, fazendo uso de sua capacidade natural para degradar contaminantes orgânicos. Diversos estudos em curso no CIIMAR estão a explorar o potencial de microrganismos autóctones para a biorremediação de contaminantes em áreas marinhas e costeiras, através do desenvolvimento de ferramentas biotecnológicas para recuperação de ecossistemas.


Investigadora: Ana Paula Mucha

Moderação: José Teixeira, investigador do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental - Universidade do Porto)

2104 Biorremediação: microrganismos ao serviço dos ecossistemas

Parceiro Científico

On going

Past

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile