RESERVAS DA BIOSFERA

TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS, COMUNIDADES RESILIENTES – DIÁLOGOS LUSÓFONOS

28 - 29 JUN 2021

Evento híbrido (online e presencial) de acesso gratuito, com inscrição obrigatória:

Presencial e Online através deste link

O link de acesso será enviado no dia anterior à Conferência

2106 Reservas da Biosfera 28 Jun

A Conferência “Reservas da Biosfera: territórios sustentáveis, comunidades resilientes - Diálogos lusófonos”, a realizar nos dias 28 e 29 de Junho na Fundação de Serralves (Porto, Portugal), constitui um evento oficial das celebrações do programa global UNESCO MAB 50º Aniversário, que tem como objetivo apresentar o conjunto das Reservas da Biosfera Lusófonas[1], a sua relevância patrimonial e valioso contributo para o desenvolvimento dos territórios. O evento constituirá uma oportunidade para dar a conhecer o património natural e cultural das Reservas da Biosfera, mas também as vivências que as tornam singulares. A conservação dos valores naturais em harmonia com as atividades humanas, tendo em vista a prosperidade e o bem-estar das comunidades residentes, é o desígnio que levou a UNESCO à criação do Programa MaB – Man and the Biosphere - há exatamente 50 anos. A conferência assinalará um momento de celebração deste aniversário do Programa MaB, congratulando a decisão histórica e visionária da UNESCO ao afirmar uma estratégia de desenvolvimento pioneira na senda da sustentabilidade planetária. O Programa MaB está na base da constituição das 714 Reservas da Biosfera classificadas à escala global, territórios justamente considerados laboratórios vivos de sustentabilidade. A sua salvaguarda é parte de uma vontade/motivação universal para a conservação dos ecossistemas naturais e dos serviços que prestam à humanidade, integrando as comunidades e a atividade económica, numa coexistência dialogante e inclusiva com vista ao bem-estar e à prosperidade sustentável dos territórios em que se inserem.



[1] Castro Verde, Corvo, Gerês-Xurês, Graciosa, Fajãs de São Jorge, Flores, Transfronteiriça Meseta Ibérica, Paúl do Boquilobo, Santana Madeira, Transfronteiriça Tejo/Tajo Internacional, Berlengas Peniche e Porto Santo


Programa Completo

Programa Workshop 29 Junho

Relacionado

1 Helena Freitas new
Helena Freitas
Ana Pinho
Ana Pinho
Anabela Trindade
Anabela Trindade
António Domingos Abreu
António Domingos Abreu
Clayton Ferreira Lino
Clayton Ferreira Lino
Francisco André
Francisco André
José Cardoso dos Ramos Cassandra
José Cardoso dos Ramos Cassandra
Maria Fernanda Rollo
Maria Fernanda Rollo
Miguel Clüsener-Godt
Miguel Clüsener-Godt
1 Helena Freitas new
1 Helena Freitas new

Helena Freitas doutorou-se em Ecologia pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a Universidade de Bielefeld, Alemanha, em 1993, e realizou um pós-doutoramento na Universidade de Stanford, EUA, entre 1994 e 1996. É Professora Catedrática na área da Biodiversidade e Ecologia no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desde 2003, e detentora da Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável desde 2014 (http://unescobiodiversitychair.uc.pt/?lang=en).

Foi Vice-Reitora da Universidade de Coimbra entre 2011 e 2015, com o pelouro das Relações Institucionais, Museus e Desporto. Entre 23 de outubro de 2015 e 10 de março de 2016 foi deputada e vice-presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista. Entre 10 de Março de 2016 e 18 de julho de 2017 foi Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, tendo coordenado o Programa Nacional para a Coesão Territorial (www.pnct.gov.pt, Diário da República n.º 226/2016, Série I, de 2016-11-24).

Helena Freitas integrou o Conselho Geral da Universidade de Coimbra (2009-2011), foi Diretora do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra de 2004-2012, tendo elaborado e  coordenado o seu programa de requalificação,  Presidente da Liga para a Proteção da Natureza (1999 – 2002), primeira Provedora do Ambiente e Qualidade de Vida da cidade de Coimbra (2002 - 2005), fundadora e Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia (2004 - 2013) e Vice-Presidente da Sociedade Europeia de Ecologia (2009 - 2012).

Atualmente, é Coordenadora da unidade de investigação Centre for Functional Ecology – science for people and the planet (cfe.uc.pt), Coordenadora científica do FitoLab - Laboratório de Fitossanidade do Instituto Pedro Nunes (www.ipn.pt/laboratorio/fitolab), e integra o Conselho Científico do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Em Julho de 2019 integrou o comité europeu para a adaptação às alterações climáticas, incluindo a transformação societal. Desde Agosto de 2019 representa Portugal no IPBES.

As áreas científicas de especialidade relacionam-se com: Ecologia; Ecossistemas Mediterrânicos; Floresta e Agricultura; Ecologia e Gestão de espécies exóticas e invasoras; Conservação da Natureza, Biodiversidade; Fisiologia da árvore; Diversidade de Plantas e Fungos; Tolerância ao Stress e Bioremediação; Política ambiental; Bioenergia; Conservação da Natureza; Ecologia microbiana; Ecologia e Sociedade. Foi coordenadora ou participante em vários projetos e consórcios nacionais e internacionais, incluindo o Millennium Ecosystem Assessment. Orientou ou coorientou 20 dissertações de mestrado e 34 teses de doutoramento.

É autora em mais de 300 publicações científicas internacionais indexadas e várias obras de promoção e divulgação da ciência. Publica regularmente na imprensa nacional e regional, em particular sobre ambiente, territórios e sociedade, planeamento e políticas de desenvolvimento com base no conhecimento. Em março de 2000 foi-lhe atribuída a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio.


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile