“AAA PARTIR”ANA RITA TEODORO

Ciclo de Artes PerformativasExposição Louise Bourgeois“Deslaçar um Tormento”

PERFORMANCE

txt 0.875 data display

23 - 24 JUL 2021

Horário: 20:00

2107 AAA PARTIR 23 Jul

Ana Rita Teodoro possui uma obra performativa centrada na investigação pluridisciplinar sobre o corpo, sua personalidade e anatomia. A sua gestualidade resulta de um interesse na pesquisa e transformação das temporalidades, texturas e funções do corpo humano convencionado para a metamorfosear nos objetos artísticos que constrói e em que se inscreve.

“aaa partir” é o título da performance que dialoga em particular com a obra “I give everything away” da artista Louise Bourgeois, patente no Museu de Serralves.

Sobre esta peça Ana Rita Teodoro escreve: Concluída no ano da sua morte em 2010, é difícil não relacionar os enunciados descritos nos desenhos como mantras preparatórios à despedida do seu corpo, da sua casa, do seu ninho – I leave the nest.(…).

aaa partir inspira-se nos gestos de agarrar e soltar, nos gestos que aproximam e afastam e procura pensar “princípios” e “fins” como pontuações necessárias de um gesto continuo.

Ana Rita Teodoro é Mestre em Dança, Criação e Performance pelo CNDC de Angers e a Universidade Paris 8 (2011/13). Estudou o corpo através das disciplinas de anatomia, paleontologia e filosofia no c.e.m. (Lisboa) e Chi Kung na Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa. O Butô de Tatsumi Hijikata tem sido uma das suas áreas de maior investimento artístico. Colabora com diferentes artistas em projetos pontuais na área da dança, da performance e da música.


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile