ars ad hoc

Ciclo de Artes PerformativasExposição Louise Bourgeois“Deslaçar um Tormento”

Apresenta obras de Anne Lebaron, Catherine Lamb, Inés Badalo e Mary Jane Leach

txt 0.875 data display

07 NOV 2021

Horário: 18:30

2109 ars ad hoc 7 nov


Este concerto reúne obras de três compositoras norte-americanas (Anne LeBaron, Catherine Lamb e Mary Jane Leach) e uma obra em estreia de Inés Badalo, resultado de uma encomenda a esta jovem compositora luso-espanhola no contexto de um diálogo com a exposição de Louise Bourgeois.

Em “Noh Reflections”, de Anne LeBaron, encontramos inspiração, não apenas nas sonoridades do teatro japonês Noh, mas também no equilíbrio e contraste entre a abstração formal e a forte expressividade emotiva e na tensão entre ordem e plasticidade que encontramos naquela forma artística.    

“Dowland’s Tears”, de Mary Jane Leach é baseada em “I Saw My Lady Weep” de John Dowland, o compositor barroco britânico que escolheu a melancolia como centro da sua obra. Leach explora esse mesmo estado de alma e a possibilidade da sua transfiguração quando envolvidos pelas ressonâncias e colorações musicais da peça.  

Em “three bodies (moving)”, Catherine Lamb cria um extenso campo espácio-temporal onde se entretece um manto musical pontuado por discretas flutuações e respirações expressivas. Ele constitui-se enquanto teia de responsabilidades partilhadas entre a compositora, os intérpretes e a audiência, e como área protegida para a experimentação de uma escuta ativa, uma que envolve a escolha entre diferentes lugares na espiral da perceção que liga uma posição individual central ao que está no seu exterior.  

 


Programa:


"Noh Reflections" (1985), de Anne LeBaron;


“Dowland’s Tears” (2018), de Mary Jane Leach;  


“Grid” (2021), de Inés Badalo [obra em estreia absoluta];


“three bodies (moving)” (2010), de Catherine Lamb. 

 


ars ad hoc 

Ricardo Carvalho (flauta)

Horácio Ferreira (clarinete)

Diogo Coelho (violino)

Francisco Lourenço (viola)

Gonçalo Lélis (violoncelo).



Co-produção: Arte No Tempo e Fundação de Serralves

2109 ars ad hoc 7 nov
2109 ars ad hoc 7 nov
2109 ars ad hoc 7 nov
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile