Sessão Cinema: CAONIMA STYLE | DUMBASS | PLACING FRESH FLOWERS... | PLAY OF THE PLAY
CICLO DE CONVERSAS E VISITAS
Sessão 2
Caonima Style 2012 | 4 min
Dumbass 2013 | 5 min
Placing Fresh Flowers Until I Regain The Right to Freely Travel 2015 | 20 min
Play of the Play 2014 | 1h
Acesso: Gratuito, sujeito a levantamento antecipado de bilhete.
O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.
Caonima Style (2012, 4m)
Depois de Ai Weiwei ter sido libertado da prisão em 2011, foi censurado e o seu nome não podia ser mencionado na China. No entanto, é mais difícil para os censores chineses travarem aquilo que se torna “viral” na Internet, contornando assim a censura oficial chinesa. Ai concebeu uma paródia a Gangnam Style, o grande sucesso global da música pop coreana. O título, Caonima Style, é uma referência à alpaca, apropriada pelos usuários chineses da Internet como protesto contra a censura na Internet, uma vez que a sua pronúncia em chinês coincide com um palavrão. (OV)
Dumbass (2013, 5m)
Dumbass é um vídeo musical inspirado nos 81 dias de prisão secreta de Ai Weiwei, na sequência da sua detenção em 2011. O vídeo é uma sátira ao delírio claustrofóbico que Ai experienciou, vigiado 24 horas por dia por dois agentes, que se mantinham a seu lado enquanto comia, dormia, tomava duche e usava o W.C. A cela retratada no vídeo musical é uma reprodução precisa daquela em que Ai esteve detido e que memorizou. A canção é um single do álbum de Ai Weiwei A Divina Comédia, realizado com o músico Zuoxiao Zuzhou, seu amigo. (OmeU)
Placing Fresh Flowers Until I Regain the Right to Freely Travel (2015, 20m)
Depois de ter sido libertado da sua detenção de 81 dias, Ai Weiwei viu o seu passaporte confiscado pelas autoridades chinesas. No dia 30 de novembro de 2013, Ai começou a colocar flores frescas no cesto da bicicleta estacionada à porta do seu estúdio de Pequim, mesmo em frente das permanentes câmaras de vigilância. Ai fez uma promessa de repetir diariamente esse gesto até que lhe devolvessem o passaporte e o seu direito de viajar livremente fosse restabelecido. A banda sonora do filme é constituída por uma canção do cantor popular Xiao He.
Play of the Play (2014, 1h)
Ai Weiwei criou uma ópera Yu intitulada O Céu e a Terra, baseada nas transcrições da sessão do tribunal do caso de evasão fiscal do Departamento de Falso Desenvolvimento Cultural, Lda. de Pequim. Play of the Play documenta a preparação e os ensaios da companhia de ópera Henan, registando os pensamentos e os sentimentos dos responsáveis por pôr em palco uma ópera tradicional inspirada neste conteúdo politicamente sensível. (OmeU)