Sessão Cinema: CAONIMA STYLE | DUMBASS | PLACING FRESH FLOWERS... | PLAY OF THE PLAY

CICLO DE CONVERSAS E VISITAS

Museu e Casa do Cinema Manoel de Oliveira
06 FEV 2022 | 17H00

Sessão 2

Caonima Style 2012 | 4 min

Dumbass 2013 | 5 min

Placing Fresh Flowers Until I Regain The Right to Freely Travel 2015 | 20 min

Play of the Play 2014 | 1h

Acesso: Gratuito, sujeito a levantamento antecipado de bilhete.

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

2111 #2: CONTRA A CENSURA, CANTEMOS  sessao 2

Caonima Style (2012, 4m)


Depois de Ai Weiwei ter sido libertado da prisão em 2011, foi censurado e o seu nome não podia ser mencionado na China. No entanto, é mais difícil para os censores chineses travarem aquilo que se torna “viral” na Internet, contornando assim a censura oficial chinesa. Ai concebeu uma paródia a Gangnam Style, o grande sucesso global da música pop coreana. O título, Caonima Style, é uma referência à alpaca, apropriada pelos usuários chineses da Internet como protesto contra a censura na Internet, uma vez que a sua pronúncia em chinês coincide com um palavrão. (OV)


Dumbass (2013, 5m)


Dumbass é um vídeo musical inspirado nos 81 dias de prisão secreta de Ai Weiwei, na sequência da sua detenção em 2011. O vídeo é uma sátira ao delírio claustrofóbico que Ai experienciou, vigiado 24 horas por dia por dois agentes, que se mantinham a seu lado enquanto comia, dormia, tomava duche e usava o W.C. A cela retratada no vídeo musical é uma reprodução precisa daquela em que Ai esteve detido e que memorizou. A canção é um single do álbum de Ai Weiwei A Divina Comédia, realizado com o músico Zuoxiao Zuzhou, seu amigo. (OmeU)


Placing Fresh Flowers Until I Regain the Right to Freely Travel (2015, 20m)


Depois de ter sido libertado da sua detenção de 81 dias, Ai Weiwei viu o seu passaporte confiscado pelas autoridades chinesas. No dia 30 de novembro de 2013, Ai começou a colocar flores frescas no cesto da bicicleta estacionada à porta do seu estúdio de Pequim, mesmo em frente das permanentes câmaras de vigilância. Ai fez uma promessa de repetir diariamente esse gesto até que lhe devolvessem o passaporte e o seu direito de viajar livremente fosse restabelecido. A banda sonora do filme é constituída por uma canção do cantor popular Xiao He.


Play of the Play (2014, 1h)


Ai Weiwei criou uma ópera Yu intitulada O Céu e a Terra, baseada nas transcrições da sessão do tribunal do caso de evasão fiscal do Departamento de Falso Desenvolvimento Cultural, Lda. de Pequim. Play of the Play documenta a preparação e os ensaios da companhia de ópera Henan, registando os pensamentos e os sentimentos dos responsáveis por pôr em palco uma ópera tradicional inspirada neste conteúdo politicamente sensível. (OmeU)

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile