SESSÃO DE CINEMA: A CORTE DO NORTE de João Botelho
A ATRAÇÃO DOS CONTRÁRIOS
Acesso: Bilhete de cinema gratuito, mediante aquisição de bilhete para a conversa A Atração dos Contrários: João Botelho conversa com Pedro Mexia e António Preto
Bilhete (1 sessão): 3€
Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€
O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.
A CORTE DO NORTE
João Botelho
PT | 2008 | 120 min.
Sinopse: Esta é a história de Emília de Sousa, a maior atriz que o teatro português conheceu nos finais do séc. XIX, que abandonou por uns anos a carreira para se casar com o rico madeirense Gaspar de Barros e transformar-se na Baronesa Madalena do Mar. Tão bela quanto Sissi, a Imperatriz da Áustria, com quem conviveu no Inverno de 1860-61 decidiu construir um mistério que perdurou por quatro gerações e por mais de um século. Que nos interessa que um senhor qualquer se deite com uma mulher? Mas quando alguém se atirava ao mar, isso levanta variadas hipóteses. Será isto ainda amor, ou só o gesto envergonhado do sublime?
A sessão de cinema será seguida por uma conversa entre João Botelho, Pedro Mexia e António Preto, às 19h00.
Relacionado
Pedro Mexia nasceu em Lisboa, em 1972. É crítico literário e cronista do Expresso. Participa nos programas Governo Sombra (SIC-N / TSF) e PBX (Expresso / Antena 1). Foi sub-diretor e diretor interino da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e exerce atualmente funções de consultor cultural do Presidente da República. Publicou cinco volumes de diários, sete livros de poemas, antologiados em Poemas Escolhidos (2018), e sete coletâneas de crónicas, a penúltima das quais, Lá Fora (2018), venceu o Grande Prémio de Crónica da Associação Portuguesa de Escritores. Coordena a coleção de poesia da Tinta-da-china. É co-diretor da Granta em língua portuguesa.