Conversas e Conferências

CONVERSA MARK BRADFORD: AS CORES DO UNICÓRNIO NA ARTE E NAS RUAS

MARK BRADFORD: Ágora

Museu
14 JUN 2022 | 19H00

Acesso: 3€ (Amigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% desconto)

Comprar Bilhete

2205 CONVERSA MARK BRADFORD: AS CORES DO UNICÓRNIO NA ARTE E NAS RUAS

Uma conversa com Alexandre Melo, professor de Sociologia da Cultura e da Arte, curador e crítico de arte, apresentada por Philippe Vergne, Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Mark Bradford é um dos mais conceituados artistas do nosso tempo. No decorrer dos últimos 20 anos, contribuiu de forma inequívoca para o repensar da pintura enquanto meio artístico, conjugando materiais e a iconografia urbana com a dimensão das pinturas históricas, estendendo às paredes do museu a história e as histórias dos mais vulneráveis entre nós. Ensaiamos uma aproximação ao seu trabalho a partir de três pontos de vista: as tapeçarias do unicórnio, a pintura americana da segunda metade do século XX e as ruas de Los Angeles.

Relacionado

Alexandre Melo
Alexandre Melo
Alexandre Melo
Alexandre Melo

Alexandre Melo é professor de Sociologia da Cultura e da Arte (ISCTE-IUL), curador e crítico de arte. Autor de ensaios e artigos para publicações como “Flash Art”, “Art Press”, “El Pais” e “Parkett”. Colaborador regular da Revista “Artforum” e dos jornais “Expresso” e “JL". Autor de filmes e programas sobre arte para Televisão e Rádio.

Exposições (seleção): 10 Contemporâneos, Serralves; Representação Portuguesa na Bienal de Veneza - Julião Sarmento; Representação Portuguesa na Bienal de São Paulo - Rui Chafes/Vera Mantero; Portugal Novo, Pinacoteca, São Paulo; E Pluribus Unum – Douglas Gordon / Miroslaw Balka/Rui Chafes, Galeria Marília Razuk, São Paulo; Liquid Skin - Apichatpong Weerasethakul/Joaquim Sapinho, MAAT, Lisboa; Roi Soleil - Albert Serra, Galeria Graça Brandão, Palácio Pombal, Lisboa; 1000 imagens – Uma Palavra vale mais que Mil Imagens, Galeria Cristina Guerra, Lisboa; “Life, Still Life – Cristina Iglesias, Lia Chaia, Vasco Araújo“, Galeria Presença, Porto.


Livros (seleção): “Arte e Poder na Era Global”, “Triunfo da Crise Económica”, “Sistema da Arte Contemporânea”, “Velocidades Contemporâneas”, “Aventuras no Mundo da Arte”, “Globalização Cultural”, “Arte e Mercado em Portugal”, “Arte e Artistas em Portugal” e “Arte Pop & Cia”.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile