SESSÃO DE CINEMA

BRANDOS COSTUMES

DOMINGOS NA CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2

SESSÃO DE CINEMA COM APRESENTAÇÃO DE ALEXANDRE ALVES COSTA

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
26 MAI 2024 | 17:00

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Comprar Bilhete

2605 BRANDOS COSTUMES_Cinema2
Fotograma de "Brandos Costumes" (1975), Alberto Seixas Santos

Sexta sessão do ciclo de cinema Manoel de Oliveira e o Cinema Português 2, com a projeção de "Brandos Costumes" (1975) de Alberto Seixas Santos, com apresentação do arquiteto Alexandre Alves Costa.

26 MAI | DOM | 17:00

BRANDOS COSTUMES

Alberto Seixas Santos | 1975 | 75’


Cenas da vida doméstica duma família da média burguesia, alternadas de “actualidades” sobre a ascensão, glória e queda do Estado Novo, traçando um paralelo entre a figura do pai tradicional e do ditador Salazar. Os conflitos e as frustrações das filhas (correspondendo a duas gerações) surgem representados dialeticamente, nas suas relações com os progenitores, a avó e a criada. Estes acontecimentos da esfera privada são postos em confronto com os da história coletiva do país… (José de Matos-Cruz, O Cais do Olhar).

Relacionado

Alexandre Alves Costa
Alexandre Alves Costa
Alexandre Alves Costa
Alexandre Alves Costa

Arquiteto pela Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1966. Professor Catedrático Emérito da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Tem bibliografia publicada, parcialmente recolhida, em cinco volumes: Introdução ao Estudo da História da Arquitetura Portuguesa e Outros Textos, FAUP publicações, 2ª edição, Porto, 2007; Candidatura ao Prémio Jean Tschumi, Ordem dos Arquitetos, Lisboa, 2005; Textos Datados, e/d/arq, Coimbra, 2007. Centralidade do Real, e/d/arq, Coimbra, 2018. Argumentos 1 em deriva, Fundação Marques da Silva e U. Porto Press. Membro do Conselho Editorial da Revista Monumentos, da DGPC. Exerce a profissão liberal, em coautoria com Sergio Fernandez, desde 1970, com obra construída, totalmente publicada e largamente premiada. Agraciado com o Grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. Membro Honorário da Ordem dos Arquitetos. Medalhas de Mérito (Ouro) das Cidades de Vila Nova de Gaia e do Porto. Arquiteto do ano 2023.

 

 

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile