CHRISTINA KUBISCH
EXPOSIÇÃO
Roteiro da Exposição
Christina Kubisch é uma das artistas sonoras mais célebres
da atualidade. Após estudos em pintura, flauta, piano, composição musical e
eletrónica, iniciou, na década de 1970, o trabalho com esculturas sonoras,
instalações e composições eletroacústicas que viriam a estabelecê-la como um
nome pioneiro para o campo da Arte Sonora.
No final da década de 1970, Christina Kubisch começou a usar
a técnica de indução eletromagnética nas suas instalações, um dispositivo que
permite a transmissão sons entre cabos elétricos e os auscultadores com bobinas
magnéticas especialmente desenhados pela artista. Este sistema, que Kubisch tem
vindo constantemente a aperfeiçoar tanto técnica como artisticamente, foi o
ponto de partida de numerosas instalações sonoras realizadas em todo o mundo
desde 1980. Ele congrega e intersecciona vários aspetos do trabalho de Kubisch:
a revelação e consciencialização para o fluxo de energia e som que, numa era dominada
pela tecnologia, nos rodeia a qualquer momento, em qualquer lado; a proposta de
uma dimensão estética para os sons transportados pela eletricidade e
eletromagnetismo, em composições que se constituem quer pelas escolhas da
artista quer pelo movimento do público, consciente e autodeterminado; o
sublinhar da nossa condição de seres ligados por muito mais do que aquilo que
está à superfície, nomeadamente pelo que é invisível e silencioso.
A instalação THE GREENHOUSE [A ESTUFA], 2017 (com
nova versão para Serralves em 2021), é um exemplo dos trabalhos de Kubisch que
recorrem à indução eletromagnética. Ao público, munido com auscultadores, é
dado acesso à paisagem sonora que emerge dos cerca de 1.500 metros de cabos
suspensos na Galeria Contemporânea do Museu. Ao movimentar-se no espaço, poderá
misturar o conjunto de sons naturais e eletromagnéticos que neles circulam.
Também em BRUNNENLIEDER [CANÇÕES DA FONTE],
2009, se fundem sons naturais - quer do local do Parque de Serralves onde se
instala quer de gravações - com citações musicais de discos em vinil da canção
de Schubert, Ein Brunnen vor dem Tore, (baseada não canção tradicional
com o mesmo nome), reunidas sob o signo e plasticidade sonora da água.
SILENCE PROJECT [PROJETO SILÊNCIO], 2011 – em
curso, foca-se numa linha de investigação e prática artística de Kubisch que
aborda questionamentos materiais, conceptuais e culturais do silêncio. Tendo
como base uma coleção de gravações das palavras que significam “silêncio” em
cerca de setenta línguas, o projeto desdobra-se em dois trabalhos: um que parte
das imagens de sonogramas destas palavras (Analyzing Silence [Analizando o
Silêncio], 2011 – em curso), e outro (Silent Exercises
[Exercícios Silenciosos], 2011 - ) inclui uma projeção vídeo
silenciosa onde se fundem essas imagens e uma instalação sonora assente na
espacialização de uma composição das gravações das palavras, que se irá impor
ao silêncio na torre da Capela da Casa de Serralves.
Em 2010, Christina Kubisch apresentou uma versão para o
centro do Porto dos seus conhecidos Electrical Walks, no âmbito do
festival de artes performativas Trama. Agora em 2021, Kubisch terá a sua
primeira exposição em território português, constituindo esta uma oportunidade
para uma relação mais próxima com esta artista fundamental e figura histórica
da música e arte contemporâneas.
mecenas da exposição