Parque de Serralves. 100 Anos de História
© Anabela Rosas Trindade
A exposição Parque de Serralves 100 Anos de História celebra o centenário do Parque de Serralves.
Percorre-se a história do Parque desde 1923, ano em que a Quinta de Lordelo foi herdada por Carlos Alberto Cabral, 2º Conde de Vizela. Acompanha-se a ampliação da propriedade até aos atuais 18 hectares, a sua venda ao industrial Delfim Ferreira em 1955 e a aquisição pelo Estado português já em 1986, para a instalação de um Museu Nacional de Arte Moderna.
O Parque abriu ao público em 18 de junho de 1988. Passados 35 anos continua a deslumbrar os que o visitam e a encantar os que nele trabalham.
O Parque é parte essencial da missão e do projeto da Fundação de Serralves, consagrando uma cumplicidade singular entre a arte e a natureza e prosseguindo uma atuação pioneira em muitos domínios, com destaque para uma cultura de compromisso e sensibilização ambiental.
A exposição compreende três componentes: História, Lugares, Protagonistas e Heróis. Na primeira, caracterizam-se os principais momentos da história do Parque de Serralves, considerando o contexto histórico nacional e internacional em que se inscreve e que o tem influenciado, a cidade do Porto em que se situa e, naturalmente, o percurso de vida dos seus proprietários que ao longo dos anos têm definido e orientado a sua configuração até ao atual enquadramento no âmbito da Fundação de Serralves.
A segunda componente da exposição retrata a história dos lugares / espaços mais significativos do Parque, desde a sua configuração original até à atualidade.
A terceira parte da exposição é dedicada aos grandes protagonistas do Parque, que são também os seus e os nossos heróis: as árvores, as flores, os animais, os jardineiros e todos quantos têm ajudado a cuidar do Parque e, claro, os visitantes, crianças e crescidos.
São apresentados vários QRCode permitindo o acesso via digital a conteúdos completares (fotografias, vídeos, entrevistas orais e outros testemunhos) que ampliam a experiência e o conhecimento sobre o Parque de Serralves. Basta apontar o seu telemóvel.
Curadoria
Maria Fernanda Rollo
Inês José
Design
Isabel Sampaio Soares