Parque de Serralves. 100 Anos de História

Alameda do Prado
04 AGO 2023 - 30 JUN 2024
<p>© Anabela Rosas Trindade</p>

© Anabela Rosas Trindade

A exposição Parque de Serralves 100 Anos de História celebra o centenário do Parque de Serralves.
Percorre-se a história do Parque desde 1923, ano em que a Quinta de Lordelo foi herdada por Carlos Alberto Cabral, 2º Conde de Vizela. Acompanha-se a ampliação da propriedade até aos atuais 18 hectares, a sua venda ao industrial Delfim Ferreira em 1955 e a aquisição pelo Estado português já em 1986, para a instalação de um Museu Nacional de Arte Moderna.
O Parque abriu ao público em 18 de junho de 1988. Passados 35 anos continua a deslumbrar os que o visitam e a encantar os que nele trabalham.
O Parque é parte essencial da missão e do projeto da Fundação de Serralves, consagrando uma cumplicidade singular entre a arte e a natureza e prosseguindo uma atuação pioneira em muitos domínios, com destaque para uma cultura de compromisso e sensibilização ambiental.

A exposição compreende três componentes: História, Lugares, Protagonistas e Heróis. Na primeira, caracterizam-se os principais momentos da história do Parque de Serralves, considerando o contexto histórico nacional e internacional em que se inscreve e que o tem influenciado, a cidade do Porto em que se situa e, naturalmente, o percurso de vida dos seus proprietários que ao longo dos anos têm definido e orientado a sua configuração até ao atual enquadramento no âmbito da Fundação de Serralves.
A segunda componente da exposição retrata a história dos lugares / espaços mais significativos do Parque, desde a sua configuração original até à atualidade.
A terceira parte da exposição é dedicada aos grandes protagonistas do Parque, que são também os seus e os nossos heróis: as árvores, as flores, os animais, os jardineiros e todos quantos têm ajudado a cuidar do Parque e, claro, os visitantes, crianças e crescidos.

São apresentados vários QRCode permitindo o acesso via digital a conteúdos completares (fotografias, vídeos, entrevistas orais e outros testemunhos) que ampliam a experiência e o conhecimento sobre o Parque de Serralves. Basta apontar o seu telemóvel.

Curadoria

Maria Fernanda Rollo

Inês José

Design

Isabel Sampaio Soares

Parque de Serralves. 100 Anos de História

Mecenas do Parque de Serralves

Parque de Serralves. 100 Anos de História

VIEW LESS

VIEW MORE

Parque de Serralves. 100 Anos de História
Parque de Serralves. 100 Anos de História

On going

Past

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile