Em Tempo Real

EM TEMPO REAL

 

Conhecer a História da Dança em Portugal passa, hoje, por pensarmos hoje num espaço global, atravessado e em relação. A dimensão histórica, social e política convocada no projeto expositivo Para uma Timeline a Haver — genealogias da dança enquanto prática artística em Portugal que apresentamos nos Foyers do Auditório de Serralves, integrada na 6ª Edição do Festival DDD, contribuirá seguramente para o fazermos, para aprofundarmos o nosso conhecimento sobre este campo.

Partindo de uma reflexão sobre o presente, a equipa autora da exposição construiu uma complexa metodologia histórica e artística que a levou a uma investigação aprofundada e multidisciplinar, para sempre em curso, sobre os processos criativos, filosóficos e simbólicos que marcaram a Dança no séc. XX e início do séc. XXI, no país.


https://www.serralves.pt/ciclo-serralves/2104-exposicao-para-uma-timeline-a-haver/


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Vista da exposição “Para uma Timeline a Haver — genealogias da dança enquanto prática artística em Portugal”, Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto, de 22 de abril a 11 de julho de 2021.

© Anabela Trindade


Que espaço da tua casa está reservado para dançar? Será que conseguimos pensar e improvisar em tempo real movimentos a partir de gestos do nosso quotidiano? Partindo da premissa associativa e expansiva da exposição PARA UMA TIMELINE A HAVER, iremos fazer exercícios simples de improvisação, composição e tradução entre disciplinas, pensando o espaço doméstico como um lugar de potencial performativo e cruzando com referências a exposições do Museu e da Coleção de Serralves.

 

PROPOSTA

 

1. MEDIR

 

Definindo uma unidade de medida individual à escolha* e usando o corpo como régua mede as várias divisões do teu espaço doméstico.

Quantos passos mede o teu quarto? Quantas pessoas iguais a ti caberiam lá dentro? Tens espaço para te mexer livremente em todas as divisões? Que obstáculos encontras? Podes rodopiar de olhos fechados sem bater em nada?

 

* A unidade de medida pode ser qualquer uma a partir do próprio corpo, por exemplo medir uma parede com passos, palmos, com as pernas ou braços abertos, com o corpo deitado, de mãos dadas com outra pessoa, etc.

 

Com fita cola de papel ou um fio de lã, desenha no chão de uma divisão da casa à escolha o espaço que se encontra desocupado, aquele que não tenha objetos e onde podes mover-te sem obstruções. Este espaço que definiste será o teu palco para os exercícios (3) e (4).

 





Bruce Nauman (Fort Wayne, EUA, 1941) - Walking in an Exaggerated Manner Around the Perimeter of a Square / Andando de um modo exagerado em torno do perímetro de um quadrado, 1967 – 1968

Filme de 16mm transcrito para vídeo, p/b, sem som, 4:3, PAL, 10'31". Col. Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto. Aquisição em 1999.

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2. TRANSFERIR

 

Ainda na divisão da casa que escolheste no passo anterior pensa nos gestos que são feitos lá. Que verbos te sugerem? Escreve-os numa lista.*

 

* Exemplo de possíveis verbos associados à cozinha: varrer, limpar, cortar, cozinhar, comer, sentar, etc.

 

A partir da lista de verbos que fizeste desenha numa folha branca os movimentos desses gestos. Como se desenha o gesto de lavar a loiça ou varrer o chão? Enche várias folhas com os desenhos de verbos diferentes.**

 

** ver as imagens de exemplo (2) dos desenhos da exposição de Louise Bourgeois, os desenhos devem ser gestuais e abstratos e não ilustrativos. Louise Bourgeois não desenha tapetes, desenha cruzando linhas como se os estivesse a tecer. Do mesmo modo um desenho sobre a ação de lavar os dentes não deve ser uma ilustração dos dentes ou da escova, mas dos gestos que as mãos fazem, desenhando como se a folha fosse os dentes e o lápis a escova.


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Vista da exposição “Louise Bourgeois: Deslaçar um tormento”, Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto, de 3 de dezembro de 2020 a 20 de junho de 2021.

© The Easton Foundation/Licensed by SPA, Portugal, Photos: Filipe Braga










Exemplo de desenho rápido a partir da ação de lavar os dentes. © José Costa

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3. AGIR

 

Usando os desenhos que fizeste a partir dos gestos, chegou a altura de tentar lê-los como uma pauta. Ocupando o palco de definiste no exercício (1), pega nos desenhos e pousa-os no chão à tua frente. Apenas com as mãos repete os gestos que desenhaste movendo-as no ar imitando as linhas do desenho. Aos poucos vai expandido a área do movimento, começando a mexer também os braços, as pernas e o corpo todo no teu palco. Experimenta fazer uma coreografia a partir dos vários desenhos, improvisando livremente. Consegues continuar a dançar, agora sem pauta?


 

4. COMPOR

 

Convida alguém para participar na tua coregrafia contigo tentando criar composições em movimento entre os dois corpos. Que formas se criam? Pede a alguém para fotografar ou filmar as formas criadas pelos corpos que dançam, podem ser pormenores ou movimentos gerais.

 

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JORGE MOLDER, Sem título (da série "Tangram"), 2004/8. Col. Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto. Aquisição em 2010.

© Filipe Braga


MATERIAIS: fita cola colorida, de papel ou fio de lã; folhas para desenhar, cor e tamanho à escolha; meios riscadores à escolha (sugestão: lápis de grafite, lápis de cor, marcadores, carvão, pastel seco ou pastel de óleo).

 

Conceção: José Costa

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