Museu

Ala Álvaro Siza

Museu Ala Siza

ALA ÁLVARO SIZA

A Ala Álvaro Siza é um edifício totalmente integrado na paisagem do Parque de Serralves, que não se impõe, que não pretende ser um gesto arquitetónico imponente, mas sim uma expressão de crescimento natural, como um novo ramo que cresce a partir de uma árvore.


Reflete duas formas de colecionismo: por um lado, torna Serralves o lugar que reúne porventura a mais importante coleção de edifícios do arquiteto Álvaro Siza, sublinhando ser a missão da instituição, naquilo que se refere à arquitetura, também uma questão de efetiva construção e não apenas de mera curadoria; por outro lado, se o edifício integra uma “coleção construída”, também abriga coleções de obras de arte: a Coleção de Serralves, a Coleção CACE, a Coleção BPP, as coleções em depósito (FLAD, Leal Rios, entre muitas outras), que compreendem mais de 4.500 obras de arte e arquivos de arquitetura, como os do arquiteto Álvaro Siza.


Assim, neste novo edifício serão apresentadas exposições dedicadas à Coleção de Serralves – que está assim exposta em permanência, mas de forma dinâmica –, e à Arquitetura, um dos eixos estratégicos da missão de Serralves.


A Ala Álvaro Siza é constituída por três pisos (um piso de arquivos e dois pisos de exposição), e veio acrescentar 44% de área expositiva e 75% da área de reservas. Esta ampliação permite, por um lado, a captação de novas doações e depósitos e a valorização contínua da Coleção de Serralves, e por outro, a apresentação de uma narrativa inédita sobre a arquitetura e a arte contemporânea portuguesa, relacionando-a com artistas e movimentos internacionais que a contextualizam e com ela dialogam.


A nova ala do Museu abriu ao público no final de 2023 sem exposições, dando aos visitantes a oportunidade de observar a arquitetura do edifício, e o magnífico projeto de Álvaro Siza, de forma plena e detalhada.


Em março de 2024 a Ala Álvaro Siza foi inaugurada com duas grandes exposições - uma dedicada à Coleção de Serralves: "Anagramas improváveis. Obras da Coleção de Serralves";  e outra dedicada à obra de Álvaro Siza: "C.A.S.A. - Coleção Álvaro Siza. Arquivo".

Museu Ala Siza

ROTEIRO

VISITAR SERRALVES

01 Museu

Museu

Museu

02 Parque

Parque

Parque

04 Casa do Cinema

Casa do Cinema
Manoel de Oliveira

Casa do Cinema
Manoel de Oliveira

03 Casa de Serralves

Casa de Serralves

Casa de Serralves

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile