Museu

O Museu como Performance

Anterior

Grupo de pessoas a assistir a performance numa sala escura com pontos de luz roxa.

O Museu como Performance vem reconhecer a importância crescente da performance na arte contemporânea e contribuir para sedimentar a história de Serralves enquanto museu pioneiro na transdisciplinaridade, caracterizado pelo constante cruzamento entre as artes visuais e as artes performativas, e pela presença regular de nomes aclamados internacionalmente nos domínios da dança, da performance e da música contemporâneas. O convite a artistas para ativarem os espaços do museu, também reflete o interesse de Serralves em trabalhar com artistas cujo trabalho responda ao seu contexto arquitetónico e ao seu entorno natural.

Este programa pretende ser um espelho da diversidade de perspetivas atuais sobre aquilo que a performance significa hoje – desde o trabalho sobre a linguagem, a exploração da relação com o teatro (através da atenção à palavra dita, mas também da incorporação de adereços), as ligações e tensões entre a ação física e o desenho ou a escultura, o questionamento da autonomia dos despojos de uma performance enquanto instalação e memória e a construção duracional de relações com o espaço arquitetónico e acústico.

O MUSEU COMO PERFORMANCE 2023

Na sua nona edição, O Museu como Performance volta a ser o tempo e o espaço onde cabem manifestações artísticas sem lugar definido, navegando entre diversas disciplinas – das artes visuais à dança e à música, passando pelo teatro e pela performance – e por isso resistentes a quaisquer classificações.


SABER MAIS

O Museu como Performance 2022


VER MAIS

VER MENOS

VISITAR SERRALVES

01 Museu

Museu

Museu

02 Parque

Parque

Parque

04 Casa do Cinema

Casa do Cinema
Manoel de Oliveira

Casa do Cinema
Manoel de Oliveira

03 Casa de Serralves

Casa de Serralves

Casa de Serralves

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile