Fundação

Recrutamento

Anterior

Seguinte

Vista aproximada de grandes lâmpadas azuladas e em suspensão.
GESTOR DO SERVIÇO EDUCATIVO

Reportando ao Diretor da área e em articulação com este, o titular desta função terá como principal missão gerir o Serviço Educativo da Fundação de Serralves, nos seus eixos, Artes e Ambiente, através da conceção de um plano de atividades, com projetos e programação diferenciadores, que vise valorizar e divulgar o património arquitetónico,  artístico e paisagístico promovendo o respetivo conhecimento, estimular a relação com diferentes públicos e aumentar a respetiva adesão, reforçando a reputação de Serralves, quer a nível nacional quer internacional.


Principais Responsabilidades

  • Propor, promover e coordenar um programa ambicioso e inovador de projetos e programas educativos relacionados com a arte contemporânea, sustentabilidade e ambiente, assegurando que o potencial do Museu, da Casa do Cinema e do Parque e a ligação entre arte, ambiente e ciência sejam plenamente explorados numa programação atrativa e diferenciadora.

  • Promover ativamente o envolvimento das comunidades educativa, científica e artística no desenvolvimento dos programas e projetos, com vista a conceber propostas de mediação que respondam, de forma inclusiva, às especificidades dos vários públicos, promovendo a captação e fidelização de diferentes públicos, de diferentes origens e idades, no âmbito da arte contemporânea, das questões ambientais, do cinema, da arquitetura e de outros temas críticos para a sociedade e seu futuro.

  • Estimular a participação crescente e ativa dos públicos (comunidade educativa de diferentes níveis de ensino, famílias, especialistas, entidades do setor social, etc) nos programas educativos de Serralves, promovendo um espaço de aquisição de conhecimento através da experienciação e da reflexão.

  • Assegurar uma programação que inclua atividades e projetos de educação não formal complementares aos percursos educativos formais.

  • Diversificar as metodologias utilizadas e compatibilizá-las com recursos inovadores, contribuindo para a permanente diferenciação e atualização da oferta e o interesse dos destinatários.

  • De acordo com os temas estratégicos a abordar, propor e/ou apoiar a realização de ações de reflexão que promovam o conhecimento e o pensamento crítico.

  • Articular as atividades com outros serviços da Fundação de Serralves e identificar, selecionar e estabelecer parcerias com entidades externas que contribuam para prossecução dos objetivos estabelecidos.

  • Apresentar propostas de iniciativas para o Plano de Atividades e Orçamento a aprovar pelo Conselho de Administração e assegurar a adequada gestão dos projetos e do orçamento, garantindo a monitorização regular dos indicadores de atividade do serviço estabelecidos e dos resultados obtidos, com vista a antecipar/identificar potenciais desvios e propor novas ações, por forma a garantir o cumprimento dos objetivos.

  • Acompanhar e monitorizar as atividades desempenhadas pela equipa de conceção e de produção de atividades, nomeadamente, estabelecer e definir prioridades e assegurar a existência e a disponibilidade de recursos, com vista a gerir os planos de trabalho, o cumprimento de prazos e dos objetivos definidos.

  • Assegurar a representação e promoção da Fundação de Serralves junto de outros equipamentos culturais, artistas, entidades educativas e organismos, nacionais e internacionais, através da participação em eventos relacionados com a educação, bem como promover uma relação próxima com os diferentes parceiros, e identificar novas oportunidades, atuando enquanto embaixador da Fundação de Serralves, promovendo a notoriedade, reconhecimento e reputação da Fundação.

Competências desejadas::

  • Formação superior em Educação;

  • Preferencial, na vertente Artes, Arquitetura e Ambiente;

  • Experiência mínima de 7 anos na área da educação/gestão do serviço educativo, com supervisão e coordenação de equipas pluridisciplinares;

  • Experiência de trabalho com a comunidade educativa, artística e científica, no âmbito do desenvolvimento de programas e conteúdos;

  • Capacidade de liderança e de trabalho em equipa, de motivação, de iniciativa e autonomia, de planeamento e organização;

  • Bom contacto interpessoal e capacidade de argumentação e de negociação;

  • Domínio da língua inglesa (falada e escrita);

  • Bons conhecimentos em ferramentas informáticas de análise.

Para candidaturas a esta função, solicitamos o preenchimento do formulário de  candidatura, acompanhado do seu curriculum vitae e carta de motivação aqui.

GESTOR DE MECENATO

Reportando ao Diretor da área, o titular desta função terá como principal missão apoiar o desenvolvimento da área de mecenato, com o objetivo de suportar a estratégia de Serralves na concretização das várias atividades culturais, artísticas e educativas, reforçando o carácter inovador e de qualidade da sua oferta, contribuindo decisivamente para o equilíbrio financeiro da Fundação.


Principais Responsabilidades:

  • Apoiar o Diretor da área no desenvolvimento e implementação da estratégia de fundraising, contribuindo, assim, para a captação de recursos financeiros para os projetos e atividades da Fundação.


  • Identificar e propor, junto do Diretor da área, entidades externas com potencial interesse em construir uma relação de mecenato, através de apoio a iniciativas e projetos da Fundação de Serralves, e desenvolver um conjunto de informação relevante para apresentação de propostas multidisciplinares junto dos mesmos.


  • Estabelecer contactos regulares com os vários parceiros, nomeadamente Fundadores e Mecenas, com vista a fortalecer a sua relação e envolvimento com a
    Fundação de Serralves e assegurar o adequado acompanhamento dos projetos em curso, em conformidade com os protocolos previamente estabelecidos.


  • Propor e implementar um programa de atividades direcionado para Mecenas e Fundadores, com vista a fortalecer a fidelização e ligação destes para com a Fundação.


  • Elaborar propostas e dossiers institucionais, em conjunto com as diferentes áreas da Fundação, alinhadas com os objetivos da Fundação de Serralves, para posterior apresentação a (potenciais) parceiros.


  • Assegurar a realização das tarefas necessárias, nomeadamente administrativas e logísticas, para a concretização do plano e objetivos estabelecidos.


Competências desejadas:

  • Formação superior na área de Gestão, Gestão Financeira, Marketing, Relações Internacionais ou similar.

  • Experiência mínima de 5 anos em função similar ou especialização profissional específica relevante para a área em questão.

  • Excelentes capacidades de organização e de gestão de prioridades;

  • Dinamismo, proatividade e elevado compromisso na apresentação de soluções, resultados e melhoria contínua;

  • Boa capacidade de relacionamento interpessoal, orientação para o trabalho em equipa;

  • Orientação para resultados;

  • Capacidade para trabalhar sob pressão;

  • Excelente capacidade de comunicação, oral e escrita;

  • Bons conhecimentos de inglês, nos domínios oral e escrito.


Para se candidatar a esta oportunidade, solicitamos o preenchimento do formulário de candidatura, acompanhado do seu curriculum vitae e carta de motivação aqui até ao limite do dia 17 de abril de 2025.


Candidatura Espontânea

Envie a sua candidatura espontânea se pretende colaborar com Serralves. Ao submeter a sua Candidatura, o seu perfil ficará registado na nossa base de dados, será analisada pelos Recursos Humanos e o processo ficará internamente disponível para análise e enquadramento em eventuais processos futuros.

VISITAR SERRALVES

01 Museu

Museu

Museu

02 Parque

Parque

Parque

04 Casa do Cinema

Casa do Cinema
Manoel de Oliveira

Casa do Cinema
Manoel de Oliveira

03 Casa de Serralves

Casa de Serralves

Casa de Serralves

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile