Multidisciplinar e fiel à sua Missão, a Fundação de Serralves é uma instituição cultural que apresenta um conjunto de características que a tornam única: uma atividade cultural vibrante nas temáticas da arte contemporânea e do ambiente, dedicada aos mais diversos públicos, um notável conjunto patrimonial, reconhecido dentro e fora do país e classificado como Monumento Nacional, e uma parceria bem-sucedida entre o Estado e cerca de duas centenas de entidades privadas.
Consciente das responsabilidades que lhe advêm da ação desenvolvida na promoção de atividades muito abrangentes e com significativa capacidade de mobilização de públicos, nacionais e estrangeiros e tendo também presente as tendências atuais das práticas e hábitos culturais dos portugueses e as condições económicas e sociais adversas, é cada vez mais importante que as instituições desenvolvam esforços no sentido da captação e fidelização dos seus públicos.
Com efeito, é fundamental que a instituição conheça os seus públicos, conheça as suas práticas culturais e de lazer – procurando detetar formas alternativas de afetação de tempo e recursos - conheça as suas motivações e obtenha pistas que permitam proporcionar uma melhor experiência de visita aos espaços e participação nas atividades, sem nunca pôr em causa a total independência da programação.
Foi neste enquadramento que a Fundação considerou oportuno realizar um Estudo de Públicos com a Porto Business School e cofinanciado pelo Programa Operacional da Região do Norte, no âmbito do Projeto "Improvisações/Colaborações”.
Desenhar o perfil sociodemográfico dos públicos e perceber de que forma se relacionam com a instituição, com o seu património – aspeto crucial no caso particular da Fundação de Serralves - e com a sua oferta, quer do ponto de vista da sua programação, quer do ponto de vista da experiência como um todo, foram os objetivos centrais da avaliação.
Foi com grande apreço que a Fundação constatou que a principal conclusão do estudo é a de que Serralves é uma das marcas mais fortes, no âmbito da cultura, em Portugal, contribuindo para a afirmação do país enquanto espaço de criatividade e inovação.
Consulte o estudo de públicos da Fundação de Serralves.
Sendo inequívoco o papel que a Fundação de Serralves desempenha na promoção das artes e da cultura na cidade, na região Norte e no país, foi realizado um Estudo de Impacto que abordou o papel relevante que desempenha igualmente como agente económico, com um impacto importante na economia da cidade do Porto, da Região Norte e do País.
O Estudo de Impacto quantificou a dimensão económica da Fundação de Serralves, estimando os impactos diretos, indirectos e induzidos das suas atividades. Para lá da dimensão quantificada desse impacto, o estudo caracterizou em detalhe as ligações existentes entre Serralves e os diferentes stakeholders: visitantes (residentes e não residentes), fornecedores e entidades do sector cultural, entidades do sector da educação, empresas e outras instituições. Visa ainda caracterizar a Fundação como entidade cultural e criativa, como pólo de atracão turística, como instituição educativa, como pólo dinamizador das indústrias criativas, como dinamizadora social e como agente económico gerando emprego, consumo, proveitos, receitas fiscais e outros outputs.
Consulte aqui o relatório final do estudo de Impacto Económico
Apoio Institucional
Co-Financiado por
- Relatório e Contas 2020
- Relatório e Contas 2019
- Relatório e Contas 2018
- Relatório e Contas 2017
- Relatório e Contas 2016
- Relatório e Contas 2015
- Relatório e Contas 2014
- Relatório e Contas 2013
- Relatório e Contas 2012
- Relatório e Contas 2011
- Relatório e Contas 2010
- Relatório e Contas 2009
- Relatório e Contas 2008
- Relatório e Contas 2007
- Relatório e Contas 2006
- Relatório e Contas 2005
- Relatório e Contas 2004
- Relatório e Contas 2003
- Relatório e Contas 2002
- Relatório e Contas 2001
- Relatório e Contas 2000
- Relatório e Contas 1999
- Relatório e Contas 1998
- Relatório e Contas 1997
- Relatório e Contas 1996
- Relatório e Contas 1995
- Relatório e Contas 1994
- Relatório e Contas 1993
- Relatório e Contas 1992
- Relatório e Contas 1991
- Relatório e Contas 1990
- Relatório e Contas 1989
PLANO DE ATIVIDADES 2022
PLANO DE ATIVIDADES 2021
PLANO DE ATIVIDADES 2020
PLANO DE ATIVIDADES 2019
PLANO DE ATIVIDADES 2018
PLANO DE ATIVIDADES 2017
PLANO DE ATIVIDADES 2016
PLANO DE ATIVIDADES 2015
PLANO DE ATIVIDADES 2014
PLANO DE ATIVIDADES 2013
PLANO DE ATIVIDADES 2012
PLANO DE ATIVIDADES 2011
PLANO DE ATIVIDADES 2010
VISITAR SERRALVES
Museu
Museu
Parque
Parque
Casa do Cinema
Manoel de Oliveira
Casa do Cinema
Manoel de Oliveira
Casa de Serralves
Casa de Serralves