A UTOPIA TECNOLÓGICA - A INOVAÇÃO AO SERVIÇO DA HUMANIDADE

06 FEB 2019
Entre os que acreditam que em breve a humanidade possa ser libertada de muitas doenças e das tarefas mais penosas nomeadamente pela biotecnologia e a inteligência artificial e os que veem cenários distópicos no transhumanismo e num futuro domínio das máquinas sobre os homens.
Oradores:Olga Pombo – LisboaGeorge Gaskell - LondresCarlos Moedas, Comissário Europeu 
Moderador: Nuno Sousa
Conferência inserida no Ciclo de Conferências "Utopia Europeia: O Poder da imaginação e os imperativos do futuro"Bilhete por Sessão: €5 (50% desconto para Estudantes, >65 e Amigos de Serralves)Passe Bilhetes 8 sessões: €35  (50% desconto para Estudantes, >65 e Amigos de Serralves)
Carlos Moedas Olga Pombo George Gaskell Nuno Sousa Nasceu em Beja em 1970, tendo-se licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico em 1993. O último ano de seu percurso universitário foi feito na École Nationale des Ponts et Chaussées de Paris (1992/1993). Em 1998 foi para os E.U.A onde ingressou na Universidade de Harvard e obteve um Master in Business Administration (1998/2000). Começou a sua carreira no grupo Suez Lyonnaise des Eaux em França onde viveu 5 anos. Trabalhou vários anos na City, nomeadamente no banco de investimento Goldman Sachs.  Em 2004 regressa a Portugal para chefiar a empresa Aguirre Newman onde foi também membro Comissão Executiva do Grupo em Espanha. Em 2008 criou a sua própria empresa de gestão de investimentos.   Integrou a equipa do PSD que negociou o Orçamento do Estado de 2011 e foi um dos representantes do partido nos encontros com a delegação da União Europeia e do Fundo Monetário internacional, no âmbito do programa de ajustamento económico e financeiro.  Em 2011 foi eleito deputado pelo círculo de Beja e tornou-se Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro do XIX Governo Constitucional com responsabilidade pela coordenação do Programa de Ajustamento Em 2014, foi nomeado pelo Primeiro-Ministro para membro da Comissão Europeia. É o Comissário responsável pela Investigação, Inovação e Ciência gerindo um dos maiores programas de ciência e inovação do mundo (77 mil milhões de euros). Foi o arquiteto da proposta para um futuro programa Horizonte Europa de 100 mil milhões de euros que entrará em vigor em 2021. Foi co-autor de várias publicações na área da Inovação e Ciência destacando-se o artigo "Open Innovation: Research, Practices and Policies" na prestigiada California Management Review co-assinado com o criador do conceito de Open Innovation Henry Chesbrough. Em 2014 foi eleito o mais jovem membro da Academia de Engenharia de Portugal e em 2016 recebeu um Doutoramento Honoris Causa em Direito pela Universidade de Cork na Irlanda.  
Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestrado em Filosofia Moderna pela Universidade Nova de Lisboa, Doutoramento em História e Filosofia da Educação pela Universidade de Lisboa e Agregação em História e Filosofia da Ciência com a apresentação da lição "Tarefas da Epistemologia e Filosofia da Ciência para o século XXI". Foi presidente do Departamento de História e Filosofia das Ciências da FCUL entre 2007 e 2012. Foi fundadora (em 2003) e coordenadora do "Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa" (CFCUL) até Janeiro de 2017. Fundadora, em 2013, do Programa Doutoral FCT "Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade" de que foi a directora até 2017. Foi coordenadora científica dos projectos "Enciclopédia e Hipertexto" (1999-2002), "Cultura Científica. Migrações Conceptuais e Contaminações Sociais" ( 2002-2005), "A Imagem na Ciência e na Arte" (2006-2011), "Universal Logics and Unity of Science (2008-2010), "Knowledge Dynamics in the Field of Social Sciences: Abduction, Intuition and Invention" (2011-2012). É actualmente directora da revista Kairos - Journal of Philosophy and Science (De Gruyter) que fundou em 2010.  Membro fundador da "Société de Philosophie des Sciences" de Paris. É actualmente membro do Conselho Científico da "Réseau national des Maisons des Sciences de l'Homme, Paris. Awarded the Gago medal in 2018 for lifetime contributions to science policy in Europe.  Lead researcher of multi-country studies on the social, ethical and legal impact of the life science in Europe and a European study on responsible research and innovation in neuro-enhancement. Chair of LSE and Partners Behavioural Science Consortium, conducting studies in support of European Commission directives and policy discussions.  For a recent publication related to the discussion see Gaskell, G et al (2017).  Public views on gene editing and its uses.  Nature Biotechnology, 35, 11. 1021-1023.
Nuno Sousa, Médico, Professor e Presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho. Neurocientista. 
A UTOPIA TECNOLÓGICA - A INOVAÇÃO AO SERVIÇO DA HUMANIDADE
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile