SER DIFERENTE-DESAFIOS DA INCLUSÃO
Ciclo de Conversas | Alimentar Uma Causa: Responsabilidade Social
Com Constança Festas, Professora Associada, da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, da Universidade Católica Portuguesa
Acesso gratuito
Inscrições no link
No dia 12 de maio, às 11h00, Serralves recebe Constança Festas, professora associada da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, da Universidade Católica Portuguesa, para uma conversa sobre “Ser diferente – desafios da inclusão”, numa iniciativa integrada no Ciclo mensal de conversas “Alimentar uma Causa – Responsabilidade Social”, promovido pela Fundação de Serralves, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa no Porto.
Ser diferente é algo natural na espécie humana, normalmente todos queremos ter algo especial que nos diferencie, que nos torne singulares, facilmente se percebe que Ser Diferente traz novidade, desafio e crescimento, que valoriza TODOS. É este desafio que vamos propor no próximo encontro, olhar o outro na sua diferença e no muito que pode contribuir para que a vida seja mais vida.
Vamos trazer testemunhos, na primeira pessoa, da diferença de ter uma deficiência sensorial, motora, ou mental e desafiarmo-nos a comunicar e estar disponíveis a fazer o verdadeiro exercício de inclusão, calçando os sapatos do outro.
Vamos partilhar algumas das dificuldades que as pessoas com deficiência vivenciam, mas também a felicidade que experimentam e que estão disponíveis para partilhar com TODOS, queiramos nós escutar, ver e experimentar, desafiemo-nos.
Parceria científica
Related
Enfermeira desde 1985, trabalhou na Casa de Saúde da Boavista e no IPO do Porto. Desde 1987 está na docência de Enfermagem, lecionando nos diferentes graus de ensino. É Professora Associada, da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, da Universidade Católica Portuguesa. Investiga na área da Saúde Escolar, na assistência à Criança e Jovens com Necessidades de Saúde Especiais na escola. Desde há muito anos ligada à problemática da deficiência, integra o Movimento Fé e Luz da Paroquia da Senhora da Hora e o Serviço Pastoral à Pessoa com Deficiência, da Diocese do Porto.