CONVERSAS COM CIÊNCIA: AQUACULTURA - UM MAR DE OPORTUNIDADES E DESAFIOS

com Helena Peres, docente no Departamento de Biologia, Faculdade de Ciências do Porto, e  investigadora no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR)

Sala Panorâmica da Quinta
18 JUN 2023 | 11H00

Lotação: 50 pax

Acesso: gratuito pela entrada Bartolomeu Velho, 141
Inscrições no link

18 jun CONVERSAS COM CIÊNCIA AQUACULTURA

O reconhecimento da importância do consumo de peixe como parte de uma dieta equilibrada e saudável, conjuntamente com o aumento da população mundial, tem impulsionado o consumo de peixe a nível mundial, assegurado pela produção aquícola, a qual fornece mais de 50% do peixe consumido mundialmente. As agências globais, europeias e nacionais apontaram a aquacultura como um setor chave para garantir o aumento do consumo de pescado definido pela Organização Mundial da Saúde. Assim, a responsabilidade da aquacultura em produzir alimentos saudáveis e seguros de alta qualidade para o consumidor é elevadíssima. No contexto atual de grandes desafios globais que ameaçam a saúde humana e dos ecossistemas, a produção aquícola surge como uma alternativa sustentável para garantir a segurança alimentar, a saúde e o bem-estar socioeconómico, ao mesmo tempo em que protege os oceanos e os recursos hídricos do mundo. Perante os novos desafios de sustentabilidade e crise ambiental, a produção em aquacultura surge como um grande ator, pela sua elevada vulnerabilidade a estes desafios, mas, também, pelo seu papel de relevo no combate à emergência climática. Esta apresentação abordará as oportunidades e desafios da aquacultura visando a promoção da segurança, proteção e sustentabilidade da produção e do ecossistema.

Parceria científica com o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.

18 jun CONVERSAS COM CIÊNCIA AQUACULTURA

On going

Past

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile