Conversas e Conferências

Conversas com Ciência

CONVERSAS COM CIÊNCIA

A qualidade da água e os seus impactes na sociedade – novos desafios e soluções

Farm
30 AGO 2020

Horário: 11:00 - 12:30

Lotação: 25 pessoas

Acesso: gratuito, sujeita a inscrição obrigatória para m.tavares@serralves.pt, até às 17h da sexta-feira anterior

Entrada pela Rua Bartolomeu Velho, 141

2008 A qualidade da água e os seus impactos na sociedade

A água potável é um recurso limitado, mas essencial à vida, e todos estamos conscientes da importância da sua gestão para o presente e o futuro.

Nesta conversa, iremos debater a problemática da eutrofização da água que consumimos todos os dias e utilizamos para diversos fins (água doce dos rios, lagoas, albufeiras, bem como a água do mar), e, junto com o público, identificar as principais fontes de poluição deste importante recurso natural. Discutiremos as causas associadas à escassez da água, tais como as alterações climáticas, mas também o seu consumo descontrolado (pouco sustentável), bem com os novos avanços na ciência, que nos poderão ajudar a ultrapassar os enormes desafios que se colocam na proteção e uso sustentável dos recursos hídricos.


Investigador: Alexandre Campos


Related

Alexandre Campos
Alexandre Campos
Alexandre Campos
Alexandre Campos

Alexandre Campos concluiu o doutoramento em Ciências Biológicas em 2005 no Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) da Universidade Nova de Lisboa.

O seu trabalho estende-se por diversas áreas da Biologia, Fisiologia de Plantas e Invertebrados Aquáticos, Ecotoxicologia e Bioquímica. Nos últimos anos, no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), da Universidade do Porto, o investigador tem-se dedicado ao estudo da qualidade da água, e aos novos contaminantes da água associados às alterações climáticas e à atividade e pressão humana nestes ecossistemas.

O investigador coordena, atualmente, vários trabalhos no domínio da biorremediação e descontaminação da água, reutilização de águas tratadas, bem como o uso da água na agricultura e seus impactos.


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile