Conversa

Conversas sobre o Acervo

O ACERVO MANOEL DE OLIVEIRA EM CONVERSA

House of Cinema
14 OUT 2020

Com: Teresa Lima, Sónia Oliveira e António Preto

2010 O Acervo

Horário: 19:00

Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira

Lotação: 28 pessoas

Acesso: Gratuito

Inscrição prévia obrigatória para c.almeida@serralves.pt

Entrada pela Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Rua de Serralves, 873

O acervo de Manoel de Oliveira, depositado na Fundação de Serralves desde abril de 2009, é um extraordinário espólio documental que proporciona um melhor enquadramento e compreensão do seu trabalho. Reunido desde finais dos anos 1920, este extenso arquivo – único no seu género em Portugal – é composto por documentos de trabalho relativos aos processos de produção de todos os seus filmes, bem como pela sua biblioteca pessoal, correspondência, fotografias, cartazes e outros materiais iconográficos, além de um amplo conjunto de textos, anotações e discursos do realizador, muitos deles inéditos.


Nesta conversa, Teresa Lima, Sónia Oliveira, Coordenadora da Biblioteca de Serralves, e António Preto, Diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, falarão acerca dos desafios que se colocam ao tratamento arquivístico deste espólio, bem como sobre o estudo e disponibilização deste vasto núcleo patrimonial, tão importante na área do cinema e da cultura contemporânea.


Cofinanciamento

2010 O Acervo

Related

Teresa Lima
Teresa Lima
Teresa Lima
Teresa Lima

Teresa Lima é arquivista, tendo realizado o tratamento do Arquivo Manoel de Oliveira.

Atualmente, está a frequentar o Doutoramento em Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, tendo como tema de tese a história de vida e análise fílmica do cineasta Edgar Pêra.

Ao longo do percurso profissional, tem mantido uma atenção constante aos arquivos pessoais, uma vez que realizou, igualmente, o tratamento técnico do Arquivo Maestro Manuel Ivo Cruz e colaborou no Arquivo Mestre Júlio Resende.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile