A química secreta dos oceanos

CONVERSAS COM CIÊNCIA

Conversas com Ciência

24 JAN 2021

Horário: 10:30 - 12:00

Evento Online

Acesso: gratuito

Inscrição obrigatória para a.silva@serralves.pt, até às 17:00 da sexta-feira anterior

O link de acesso será enviado após o término do prazo de inscrições.

2101 Conversas com Ciência


Uma grande parte dos fármacos de sucesso que atualmente utilizamos são obtidos de plantas ou microrganismos. Tal é o caso da penicilina, produzida por um fungo, e cuja descoberta "acidental" é evocada recorrentemente. Tradicionalmente, a pesquisa por moléculas de origem natural para o tratamento de infeções, o cancro ou outras patologias, tem sido efetuada de forma exaustiva a partir de fontes terrestres. No entanto, à medida que se foi explorando a vastidão dos oceanos, ficou claro que os inúmeros organismos que os habitam - desde as águas costeiras até às fossas mais profundas - representam um extraordinário reservatório de novas moléculas. Estas são por vezes muito diferentes das que se encontram em ambientes terrestres, sendo usadas como fármacos por todo o mundo, embora nos encontremos ainda no início de um longo caminho de descoberta da química que se esconde nos oceanos.


Investigador: Pedro Leão


Parceiro Científico do Serviço Educativo

2101 Conversas com Ciência

Related

Pedro Leão
Pedro Leão
Pedro Leão
Pedro Leão

Pedro Leão é Investigador Principal no CIIMAR (Universidade do Porto) onde lidera a equipa de investigação "Cyanobacterial Natural Products". Licenciado em Bioquímica, após obter o doutoramento na Universidade do Porto, fez estudos pós-doutorais no CIIMAR e também nos EUA - na Universidade da Califórnia em San Diego e na Universidade de Harvard. Os seus trabalhos de investigação focam-se na descoberta de novos compostos e novas enzimas a partir de um grupo de bactérias fotossintéticas - as cianobactérias.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile