Cinema e Fotografia: Visões Espectrais

Conversas Com Serralves

Conversas com Ciência

30 MAR 2021

Horário: 18:00

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2103 CINEMA E FOTOGRAFIA: VISÕES ESPECTRAIS

Em diálogo com a exposição “Manoel de Oliveira Fotógrafo”, que reabrirá ao público no próximo dia 5 de abril, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira iniciará, assim que possível, o ciclo “Cinema e Fotografia: Visões Espectrais”, que teve de ser adiado por causa das restrições impostas pela pandemia. Este programa propõe olhar para a história das aproximações e confrontos entre esses dois tipos de imagens e meios de expressão a partir do ponto de vista da morte, tendo por foco O Estranho Caso de Angélica (2010), de Manoel de Oliveira. Nesse filme, inspirado em factos vividos pelo próprio realizador, um fotógrafo é convidado a capturar a imagem de uma rapariga recém-falecida que, perante a objetiva, esboça um sorriso. A partir deste episódio, em que ironicamente a imobilidade suprema da morte é quebrada pela arte da imagem estática, o ciclo propõe uma viagem pelo modo como a espectralidade fotográfica anima a imagem fixa, antecipando, nesse ponto, o próprio dispositivo cinematográfico.

Para conversar sobre as relações entre o cinema e a fotografia, bem como as tensões que se foram perfilando entre imagem fixa e imagem em movimento ao longo da história do cinema, estarão à conversa, no próximo dia 30 de março, pelas 18h00, Joana Ascensão e Maria João Madeira (programadoras da Cinemateca Portuguesa, responsáveis pelo ciclo, aí realizado em 2018, “24 Imagens – Cinema E Fotografia”) com Ricardo Vieira Lisboa (assistente de programação da Casa do Cinema Manoel de Oliveira).


Related

Joana Ascensão
Joana Ascensão
Maria João Madeira
Maria João Madeira
Joana Ascensão
Joana Ascensão

Joana Ascensão é programadora na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema desde 2009, onde tem sido responsável pela conceção de ciclos temáticos e retrospetivas de autor. Estudou fotografia no Ar.Co e é licenciada e mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem participado em vários projetos de investigação e foi professora nas áreas do cinema e da fotografia na Universidade Lusófona. Realizou o filme Pintura Habitada (Grande Prémio para o Melhor Documentário Português de Longa-Metragem do Festival Doclisboa 2006).


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile