FIM-DE-SEMANA DA ANIMAÇÃO

CICLO DE CINEMA

House of Cinema
10 - 11 JUL 2021

Horário: 18:00

Preço: 3€ / 1.5€ (estudantes, +65, amigos)

2107 FIM-DE-SEMANA DA ANIMAÇÃO 11 jul

Dos primórdios do cinematógrafo à atualidade, a animação tem sido um território fértil para a experimentação visual e a inventividade formal no campo das imagens em movimento. Ao longo de um fim de semana serão apresentados filmes de dois nomes maiores do cinema de animação: Lotte Reiniger, autora pioneira que, entre as décadas de 1920-1930 criou uma inconfundível técnica de silhuetas; e Don Hertzfeldt, um dos mais inventivos realizadores contemporâneos, nomeado duas vezes para os Óscares. Duas sessões retrospetivas onde se apresentarão várias curtas e as primeiras longas-metragens de cada um destes cineastas, entre os quais se estabelece um improvável diálogo através de um século de cinema. Tocados por uma mesma simplicidade de formas e de movimentos, ambos os realizadores encaram a narrativa (e a própria técnica da animação) como um exercício de bricolage lúdico e quase pueril.


Duas retrospetivas de dois nomes maiores do cinema de animação: uma cineasta pioneira do cinema dos anos 1920 e 30 e um dos mais inventivos realizadores contemporâneos.

 


10 Julho

RETROSPETIVA: LOTTE REINIGER

GR, UK | 1922-1974 | 90 min. | M>6

Realizadora pioneira do cinema animação e criadora da inconfundível técnica das silhuetas.

 


11 Julho

RETROSPETIVA: DON HERTZFELDT

USA | 2000-2015 | 90 min. | M>12

Realizador de animação contemporâneo, nomeado duas vezes para os Óscares.


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile