Obesidade e poluentes ambientais?

CONVERSAS COM CIÊNCIA

Conversas Com Ciência

Park
17 OUT 2021

Horário: 11:00

Lotação: 20 

Local: Lagar da Quinta de Serralves

Entrada pelo portão da Quinta - Rua Bartolomeu Velho, 141

Evento de acesso gratuito, com inscrição obrigatória para a.silva@serralves.pt

2109 OBESIDADE E POLUENTES AMBIENTAIS 10 out

Apesar da multiplicidade de fatores que parecem influenciar o desenvolvimento de obesidade, a causa exata é ainda objeto de investigação. No entanto, nenhum dos fatores de risco conhecidos explica o aumento dramático na prevalência da obesidade em várias populações humanas, em particular a partir da década de 1980. Uma hipótese recente aponta para o envolvimento de certos produtos químicos, em especial durante o desenvolvimento intrauterino. A lista inclui produtos como pesticidas organofosforados, organoestanhos, produtos de uso pessoal, entre outros. Nesta conversa iremos abordar o envolvimento de fatores ambientais na prevalência da obesidade, explorando dados recentes que recorrem a várias espécies modelo.


Investigador: Miguel Santos


2109 OBESIDADE E POLUENTES AMBIENTAIS 10 out

Parceiro Científico

Related

Miguel Santos
Miguel Santos
Miguel Santos
Miguel Santos

Miguel Santos é professor no Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e investigador no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) onde coordena a equipa de “Disruptores Endócrinos e Contaminantes Emergentes, https://www2.ciimar.up.pt/research.php?team=10. A sua investigação tem estado centrada na avaliação de risco de disruptores endócrinos e outros contaminantes prioritários e emergentes.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile