SESSÃO DE CINEMA

Sessão Cinema: LE MÉPRIS

CICLO DE CONVERSAS E VISITAS

House of Cinema
27 MAR 2022 | 17H00

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.

Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

2203 LE MÉPRIS

LE MÉPRIS
Jean-Luc Godard
FR, IT | 1963 | 102 min.


Paul Javal (Michel Piccoli) é um escritor contratado para desenvolver o argumento de um filme comercial que adapte “A Odisseia”, de Homero, a ser realizado por Fritz Lang. Só que a escrita não corre bem e, para ganhar mias tempo, e eventualmente um melhor ordenado, coloca a sua mulher, Camille (Brigitte Bardot), à disposição do produtor. Vagamente inspirado no romance “Il disprezzo” (1954), de Alberto Moravia, Le mépris constrói-se como uma reflexão sobre o cinema, em particular a impossibilidade de se voltar a ser clássico. Ainda que diagonalmente, este filme estabelece com a obra de Manoel de Oliveira algumas pontes: a primeira delas, o ator, Piccoli, que se tornará, a partir dos anos 1990, uma figura recorrente dos filmes do realizador português; a segunda, o retrato de um casal em crise em ambiente estival onde o marido se ocupa demasiado com o trabalho e de menos com a esposa; e terceiro, será também com Picolli que Oliveira filmará Je rentre à maison (2001), onde também há uma rodagem dentro de filmes e onde se filma, igualmente, uma adaptação falhada de um outro “Ulisses”, dessa feita o de James Joyce.


Filme apresentado no contexto do ciclo Domingos na Casa do Cinema: Cinema e Literatura, programado em paralelo à exposição O Princípio da Incerteza: Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile