SESSÃO DE CINEMA

Sessão Cinema: PARTY

CICLO DE CONVERSAS E VISITAS

House of Cinema
20 MAR 2022 | 17H00

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.


Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

2203 PARTY

PARTY
Manoel de Oliveira
PT, FR | 1996 | 96 min.


Party sela a reconciliação entre o Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís através de um filme que é um tratado sobre o amor. O texto da escritora, escrupulosamente respeitado pelo realizador, questiona (sem escrúpulos) a natureza do amor. E se uma das perguntas que aí se aguçam havia já sido formulada por Sócrates – “é de tal natureza o Amor que é Amor de algo ou de nada?” –, Agustina responde que muitas pessoas não se apaixonariam se nunca tivessem ouvido falar de amor. E, neste filme, o amor é de facto uma teoria de que muito se fala, a ponto de se poder concluir que ele é, porventura, apenas um assunto de conversa. O cenário não é o de um banquete, como em Platão, apenas um civilizado chá com scones, uma “garden-party” que acabará com um filosófico vendaval capaz de despentear os hábitos de um casal que finalmente se apaixona (um pelo outro).


Filme apresentado no contexto do ciclo Domingos na Casa do Cinema: Cinema e Literatura, programado em paralelo à exposição O Princípio da Incerteza: Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile