SESSÃO DE CINEMA

Sessão Cinema: A DIVINA COMÉDIA

CICLO DE CONVERSAS E VISITAS

House of Cinema
24 ABR 2022 | 18H00

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.


Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.


2204 A DIVINA COMÉDIA

A DIVINA COMÉDIA
Manoel de Oliveira
PT, FR, SP, SW | 1998 | 110 min.


A Divina Comédia reúne, numa “casa de alienados”, uma extravagante galeria de personagens: Adão e Eva, Cristo e o Fariseu, Santa Teresa, Sónia e Raskolnikov, os irmãos Karamazov, Lázaro e suas irmãs, a pianista Maria João Pires, um filósofo com ares de Nietzsche e um Profeta, autor de um “Quinto Evangelho” que mais não é do que um livro em branco. Saídas da Bíblia, do “Anticristo”, de dois romances de Dostoiévski e da peça de teatro “A Salvação do Mundo”, de José Régio, este grupo de notáveis pacientes transforma o seu internamento forçado numa acesa disputa de pontos de vista sobre o mundo, a vida e a realidade. Se nem todos comeram a maçã do pecado original, todos têm, porém, algo a dizer nesta comédia do humano que é, igualmente, uma trágica parábola sobre a civilização ocidental e uma originalíssima colagem de textos literários.


Filme apresentado no contexto do ciclo Domingos na Casa do Cinema: Cinema e Literatura, programado em paralelo à exposição O Princípio da Incerteza: Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile