ESCOLA DAS ARTES, UCP

Tarek Atoui

PERFORMANCE | ATIVAÇÃO DA EXPOSIÇÃO TAREK ATOUI: O TESTEMUNHO DAS ÁGUAS

Museum
30 ABR 2022 | 17H00

Acesso mediante compra de bilhete para o Museu de Arte Contemporânea.

Lotação limitada.


2204 EA UCP Tarek Atoui

Uma importante vertente que atravessa desde sempre as experiências sonoras de Tarek Atoui é a colaboração. A grande maioria dos seus trabalhos envolve e desenvolve-se a partir da participação de outros. Pode tratar-se de designers, instaladores, músicos, especialistas de gravações de campo, ouvintes. Acontece muitas vezes que as suas instalações se oferecem como plataformas relacionais muito diretas, uma vez que podem ser ativadas pelo público e por outros artistas. Em Serralves, a sua exposição O Testemunho das Águas contará com o artista sonoro Alan Affichard e abrir-se-á a um grupo de músicos e de artistas portugueses, assim como a estudantes de escolas de artes convidados a dialogar e interagir com os trabalhos instalados.

Para além de workshops colaborativos e de formação, serão organizadas performances durante todo o tempo de duração da mostra e os artistas poderão intervir e envolver-se com uma diversidade de sons que farão parte da exposição em diferentes fases, evoluindo desde o seu despertar no inverno até ao encerramento em pleno verão.


Neste caso, a ativação da exposição será realizada por um grupo de alunos de Som e Imagem da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.


A Escola das Artes (EA) da Universidade Católica Portuguesa no Porto oferece um conjunto de licenciaturas, mestrados e doutoramentos no campo da formação artística. As principais áreas de estudo e investigação são Cinema, Som e Música, Ciência, Tecnologia e Arte, Fotografia, Indústrias Criativas, Património, Conservação e Restauro e Estudos Curatoriais. A EA oferece um programa cultural intenso de exposições, sessões de cinema, performances, conversas e aulas abertas dirigidas à comunidade. Pela EA já passaram artistas e realizadores como Apitchapong Weerasethakul, Lucrecia Martel, Ben Russell, Matías Piñeiro, Ana Vaz, Julião Sarmento, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, Guido Guidi, Diogo Evangelista, Pedro Tudela e Filipa César, entre outros.


Performers:

Duarte Maltez

Luana Santos

Mariana Rocha 

Miguel Ribeiro

Maria Miguel

Beatriz Chagas

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile