SESSÃO DE CINEMA

Sessão Cinema: INQUIETUDE

CICLO DE CONVERSAS E VISITAS

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
10 ABR 2022 | 18H00

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.


Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

2204 INQUIETUDE

INQUIETUDE
Manoel de Oliveira
PT, FR, SP, SW | 1998 | 110 min.


Inquietude é um tríptico composto por três textos: a peça de teatro “Os Imortais” de Prista Monteiro, a novela “Suzy” de António Patrício e o conto “A Mãe de Um Rio” de Agustina Bessa-Luís. De maneiras diferentes, as três histórias de Inquietude falam-nos de morte e de imortalidade, num tom que se situa entre o cómico e o absurdo, entre o trágico e a melancolia da despedida. O segmento dedicado ao texto de Agustina centra-se no feminino enquanto veículo de uma sabedoria antiga, a “água profunda” da transmissão, com a qual as mulheres, mesmo se muitas vezes a um nível freático foram defrontando as sociedades patriarcais. Assumindo uma herança antiga, a protagonista, Fisalina, torna-se a guardiã dessa perpetuação cultural que, como o curso de um rio – ou a cursividade da escrita, que ela recebe por dom e que lhe confere dedos de ouro –, transporta, através dos tempos, o outrora para o agora.


Filme apresentado no contexto do ciclo Domingos na Casa do Cinema: Cinema e Literatura, programado em paralelo à exposição O Princípio da Incerteza: Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile