SESSÃO DE CINEMA

Sessão Cinema: PORTO DA MINHA INFÂNCIA

CICLO DE CONVERSAS E VISITAS

House of Cinema
22 MAI 2022 | 18H00

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.


Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

2205 PORTO DA MINHA INFÂNCIA

PORTO DA MINHA INFÂNCIA
Manoel de Oliveira

PT, FR | 2001 | 61 min.


Porto da Minha Infância é um documentário impossível: a sua matéria é o tempo, o seu objeto é uma cidade que já não existe e que, como tal, não pode ser filmada, e o seu guião é o que resta da memória. Um retrato de Oliveira em que Agustina Bessa-Luís tem uma participação especial. A escritora lê aí um texto da sua autoria subordinado às questões do feminismo e da representação das mulheres. Agustina – creditada no genérico como “Dama Texto” – sintetiza, com ironia, uma parte muito significativa da obra do realizador, sublinhando muitas das temáticas que haviam marcado as suas anteriores colaborações com o realizador, nomeadamente a desmontagem do imaginário Romântico e da polarização simplista entre a mulher-anjo e a mulher-demónio.


Filme apresentado no contexto do ciclo Domingos na Casa do Cinema: Cinema e Literatura, programado em paralelo à exposição O Princípio da Incerteza: Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile