SESSÃO CINEMA: LA DOUCEUR DU VILLAGE | LE CHASSEUR

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
24 JUL 22 | 18H00

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.


__________


Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Pad2 800x450 cover

LA DOUCEUR DU VILLAGE

FR | 1963 | 49 min.


Depois de uma radiografia panorâmica dos EUA, François Reichenbach centra-se, agora, numa pequeníssima cidade rural francesa, Loué, a poucos quilómetros de Le Mans. A dimensão concentracionária do lugar aprofunda o olhar atento do cineasta sobre os comportamentos dos diferentes grupos sociais que compõem esta pequena comunidade. Seguindo o professor primário local, que faz de protagonista e cicerone, o filme segue a estrutura de uma aula onde se estudam as várias lições (da importância da vaca, aos ritos mortuários, passando pela contabilidade e pelo desejo sexual). Um elogio à vida no campo filmado com simplicidade e ternura. Recebeu a Palma de Ouro para melhor curta-metragem no festival de Cannes. A apresentar em nova cópia digital restaurada.


LE CHASSEUR

FR | 1970 | 33 min.


Dois dias de caça com Bernard de Lassus, um velho caçador sem igual. Este rico proprietário, dono das propriedades onde organiza estas caçadas, dirige os homens e os cães com laivos de autoritarismo, enquanto partilha com a câmara as suas opiniões muito pessoais acerca da política francesa ou da situação económica do país. Um filme sobre os antagonismos entre a vida urbana e a vida no campo, onde o caçador é a encarnação desses escudeiros que encontravam na natureza a razão de ser da sua felicidade. Exibido no Festival de Cannes de 1971.


O ciclo François Reichenbach, o cineasta indiscreto é uma coprodução entre a Casa do Cinema Manoel de Oliveira – Fundação de Serralves e o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema.

On going

Past