Conversas e Conferências

Conversas com Ciência: Atividades humanas e a sua relação com os microrganismos no ambiente

CONVERSAS COM CIÊNCIA

com o investigador Miguel Semedo

Park
26 MAR 2023 | 11H00

Lotação: 25 pax

Sala Panorâmica | Quinta da Fundação de Serralves

Acesso: gratuito pelo portão da Rua Bartolomeu Velho, 141

Inscrições no link

conversas com ciencia 12mar

Os microrganismos, como as bactérias ou os fungos, têm em geral uma má reputação na sociedade.
Contudo, a grande maioria são extremamente importantes para a sustentabilidade e qualidade ambiental devido à sua biodiversidade e capacidades metabólicas, propriedades que podem ser perturbadas ou alteradas por diferentes atividades humanas. Nesta conversa iremos explorar alguns casos de estudo que investigam esta relação entre atividades humanas e diferentes comunidades microbianas e abordar algumas questões, tais como: Pode a indústria aviária alterar as comunidades microbianas dos ribeiros vizinhos? Quais as consequências para a qualidade ambiental? Pode a mineração de mar profundo alterar a biodiversidade microbiológica presente no oceano? Os casos de estudo apresentados serão um ponto de partida para a discussão do que sabemos hoje e do que precisamos de saber amanhã sobre estas relações.



Parceria científica com o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.

conversas com ciencia 12mar

Related

Miguel Semedo
Miguel Semedo
Miguel Semedo
Miguel Semedo

Miguel Semedo concluiu o doutoramento em Ciências Marinhas em 2019, pela College of William and Mary, nos Estados Unidos da América. Atualmente, é investigador júnior no CIIMAR-Universidade do Porto através duma bolsa Marie Skłodowska-Curie. Como ecólogo microbiano, Miguel investiga a diversidade e funcionalidades de comunidades de microrganismos em diferentes habitats, desde ribeiros até ao mar profundo, passando pelos próprios peixes. Interessam-lhe especialmente as questões relacionadas com o impacto de atividades humanas e da poluição nesses processos microbianos. Na sua investigação, aplica ferramentas da biologia molecular, bioinformática e biogeoquímica para conectar o conhecimento das comunidades microbianas à sua atividade ambiental.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile