Conversas e Conferências

Apresentação da Estratégia da Fundação de Serralves para a Neutralidade Carbónica

Museum
10 FEV 2023 | 18H00 - 20H00

Acesso gratuito, mediante levantamento de bilhete.

Sujeito à lotação do espaço.

Neutralidade Carbónica

A Fundação de Serralves no cumprimento da sua Missão tem vindo ao longo dos anos, através da sua programação, a dar voz e expressão à Sustentabilidade nas suas diferentes dimensões. O cenário climático atual e todos os consequentes impactes ambientais exigem um compromisso mais expressivo no combate à mitigação e adaptação das alterações climáticas, sendo determinante o envolvimento e atuação na definição de uma estratégia e política que imprima a Neutralidade Carbónica na Agenda de Serralves.


Em linha com o Acordo de Paris de 2015 e o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050), Serralves tem sido palco de reflexão e diálogo, no Museu de Arte Contemporânea, Casa de Serralves, Casa do Cinema Manoel de Oliveira e no Parque, dando oportunidade para a discussão desta temática com diferentes públicos, na qual a emergência climática se apresenta através de processos artísticos inspiradores, na promoção da literacia e educação para a sustentabilidade e da comunicação e divulgação de ciência no âmbito de projetos de ciência cidadã inovadores.


A Fundação enquanto espaço agregador de diferentes valências e dimensões, posiciona-se assim, na linha da frente no combate à emergência climática, comunicando publicamente a sua Estratégia para a Neutralidade Carbónica.


PROGRAMA

18h00 | Abertura

Ana Pinho (Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves)

António Brochado Correia (Territory Senior Partner da PwC)


18h15 | Estudo da Pegada de Carbono da Fundação de Serralves

Cláudia Coelho (Partner da PwC)


18h30 | Estratégia da Fundação de Serralves para a Neutralidade Carbónica

Ana Pinho (Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves)


18h45 | Mesa redonda

Cláudia Coelho (Partner da PwC)

Helena Freitas (Diretora do Parque de Serralves, Fundação de Serralves)

Filipe Araújo (Vice-Presidente da Câmara do Porto e Presidente da Agência de Energia do Porto)

Nuno Lacasta (Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente)

Alexandra Carvalho (Diretora do Fundo Ambiental)

Moderação: Arminda Deusdado (CEO Farol de Ideias)


19h45 | Encerramento

Duarte Cordeiro (Ministro do Ambiente e da Ação Climática)


Informamos que dada a relevância científica desta Conferência a mesma será gravada e divulgada, através dos canais digitais que a Fundação de Serralves tem à sua disposição.

Related

Alexandra Carvalho
Alexandra Carvalho
Ana Pinho
Ana Pinho
António Brochado
António Brochado
Arminda Deusdado
Arminda Deusdado
Cláudia Coelho
Cláudia Coelho
Filipe Araújo
Filipe Araújo
Helena Freitas
Helena Freitas
Nuno Lacasta
Nuno Lacasta
Alexandra Carvalho
Alexandra Carvalho

Alexandra Ferreira de Carvalho licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1992. Em 27 de junho de 2018 foi designada para o exercício do cargo de Secretária-Geral do Ministério do Ambiente, funções que desempenhava desde novembro de 2014 em regime de substituição. É responsável pela atuação do Ministério no âmbito internacional, assegurando o apoio à formulação de políticas e de estratégias que contribuem para o crescimento sustentável num processo de transição para uma sociedade com baixo consumo de carbono.

Nas suas funções é ainda responsável pela coordenação do programa orçamental do Ministério. Igualmente encontra-se incumbida do apoio técnico e administrativo a conceder aos membros do Governo e aos serviços da administração direta do Ministério, nos domínios da gestão de recursos humanos, financeiros, jurídico e de contencioso, e ainda da informação e relações públicas.

Desde 1 de janeiro de 2017, que por inerência de funções é Diretora do Fundo Ambiental, instrumento financeiro que apoia entidades, atividades ou projetos que concretizem políticas de desenvolvimento sustentável e que contribuem para o cumprimento dos objetivos nacionais e internacionais nos domínios da descarbonização, das alterações climáticas, da economia circular, da educação ambiental, da recuperação de danos ambientais, da conservação da natureza e dos recursos hídricos

Nos dez anos que antecederam estas funções, foi Diretora do Departamento de Relações Internacionais do então Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, em que promoveu a atividade internacional do Ministério na União Europeia e em organismos bilaterais e multilaterais, assegurou a gestão de processos de pré-contencioso e contencioso comunitário, contribuindo para o reforço do papel do Ministério na definição e implementação de políticas de cooperação para o desenvolvimento.

Em 2007, e em 2021 coordenou a participação do Ministério na Presidência Portuguesa da União Europeia. Entre 2001 e 2002, desempenhou funções como assessora na Direção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território do Algarve. Entre 1992 e 2001, trabalhou no Gabinete para os Assuntos Legislativos de Macau, tendo participado nas negociações do Grupo de Ligação Conjunto Luso-Chinês.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile