Apresentação da Estratégia da Fundação de Serralves para a Neutralidade Carbónica
Acesso gratuito, mediante levantamento de bilhete.
Sujeito à lotação do espaço.
A Fundação de Serralves no cumprimento da sua Missão tem vindo ao longo dos anos, através da sua programação, a dar voz e expressão à Sustentabilidade nas suas diferentes dimensões. O cenário climático atual e todos os consequentes impactes ambientais exigem um compromisso mais expressivo no combate à mitigação e adaptação das alterações climáticas, sendo determinante o envolvimento e atuação na definição de uma estratégia e política que imprima a Neutralidade Carbónica na Agenda de Serralves.
Em linha com o Acordo de Paris de 2015 e o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050), Serralves tem sido palco de reflexão e diálogo, no Museu de Arte Contemporânea, Casa de Serralves, Casa do Cinema Manoel de Oliveira e no Parque, dando oportunidade para a discussão desta temática com diferentes públicos, na qual a emergência climática se apresenta através de processos artísticos inspiradores, na promoção da literacia e educação para a sustentabilidade e da comunicação e divulgação de ciência no âmbito de projetos de ciência cidadã inovadores.
A Fundação enquanto espaço agregador de diferentes valências e dimensões, posiciona-se assim, na linha da frente no combate à emergência climática, comunicando publicamente a sua Estratégia para a Neutralidade Carbónica.
PROGRAMA
18h00 | Abertura
Ana Pinho (Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves)
António Brochado Correia (Territory Senior Partner da PwC)
18h15 | Estudo da Pegada de Carbono da Fundação de Serralves
Cláudia Coelho (Partner da PwC)
18h30 | Estratégia da Fundação de Serralves para a Neutralidade Carbónica
Ana Pinho (Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves)
18h45 | Mesa redonda
Cláudia Coelho (Partner da PwC)
Helena Freitas (Diretora do Parque de Serralves, Fundação de Serralves)
Filipe Araújo (Vice-Presidente da Câmara do Porto e Presidente da Agência de Energia do Porto)
Nuno Lacasta (Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente)
Alexandra Carvalho (Diretora do Fundo Ambiental)
Moderação: Arminda Deusdado (CEO Farol de Ideias)
19h45 | Encerramento
Duarte Cordeiro (Ministro do Ambiente e da Ação Climática)
Informamos que dada a relevância científica desta Conferência a mesma será gravada e divulgada, através dos canais digitais que a Fundação de Serralves tem à sua disposição.
Related
Arminda Sousa Deusdado é licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense, tem uma Pós-Graduação em Gestão Cultural pela Escola de Gestão do Porto. É atualmente CEO da Farol de Ideias e coordenadora executiva dos projetos de televisão e media da Farol. Foi Realizadora da série documental “GEOSFERA”, uma série de sete episódios sobre os geoparques da Europa, do documentário “O Sabor da Despedida”, sobre a barragem do Sabor, do documentário “Os rostos da Europa”, “As febres do século”, sobre a Pneumónica e a relação pandémica da COVID-19, assim como coordenadora/realizadora do magazine de ambiente “Biosfera” em emissão desde 2004 na RTP.