SESSÃO DE CINEMA E CONVERSA: MODERN TIMES [TEMPOS MODERNOS]

O CINEMA E AS OUTRAS ARTES - CINEMA E DANÇA

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
11 FEV 2023 | 17H00

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.

Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.


Buy Ticket

UM FILME FALADO - CINEMA E DANÇA

11 FEV | SÁB | 17H00

CINEMA E DANÇA

MODERN TIMES [TEMPOS MODERNOS]

Charlie Chaplin

USA | 1937 | 87’

Seguido de conversa com Cláudia Varejão (cineasta) e Maria José Fazenda (teórica da dança), moderada por Anabela Mota Ribeiro

Na época da Revolução Industrial, Charlot trabalha na linha de montagem de uma fábrica com a função repetitiva de apertar parafusos. Isso provoca-lhe uma crise nervosa e é despedido. Depois de um longo período num sanatório, sai em busca de trabalho, mas acaba por ser preso ao ser confundido com um agitador comunista. Devido à falta de emprego, tudo faz para permanecer na prisão. Até que conhece uma jovem órfã que rouba comida para alimentar as irmãs. Juntos, vão sobreviver e encontrar emprego em tempos muito conturbados. Uma admirável sátira à mecanização do trabalho e, por extensão, a impiedosa exploração dos trabalhadores num filme que é, ainda e sempre, um achado de graça, coreografia, charme e burlesco. A exibir em cópia digital restaurada.


Filme apresentado no contexto do ciclo Um Filme Falado ou o Cinema e as Outras Artes, concebido por Anabela Mota Ribeiro. A sessão contará com uma apresentação e será seguida por uma conversa com a cineasta Cláudia Varejão e a teórica da dança Maria José Fazenda sobre a relação entre cinema e dança.

On going

Past

Website desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile