TACITA DEAN

Museum
29 JAN - 05 MAI 2019
1901 Tacita Dean
"Ao fazer imagens como um jogador de luz, tenho de reconhecer
que a minha preferência pelo filme está ligada à cegueira
de que este necessita para que eu possa ver."
Tacita Dean, 2018


A reconhecida artista britânica-europeia Tacita Dean está ligada à história de Serralves e à sua programação desde a sua exposição individual em 2002. Inspirada pelo Museu, em 2003 filmou Boots na Casa de Serralves, filme posteriormente adquirido para a Coleção de Serralves.A mostra atual constitui uma estimulante oportunidade de projetar Boots em conjunto com o seu novo e ambicioso projeto Antigone [Antígona, 2018], estreado no ano passado na sua trilogia de exposições simultâneas que teve lugar em Londres, na Royal Academy of Arts, na National Gallery e na National Portrait Gallery. Antigone é um projeto iniciado há vários anos cujas ideias centrais têm sido abordadas noutros trabalhos das últimas três décadas, muito particularmente em Boots. Antigone, uma dupla projeção de 35mm com uma hora de duração, constitui uma exploração épica do nome da irmã da artista, Antigone, protagonizada pela poeta e dramaturga Anne Carson e pelo ator Stephen Dillane. Este díptico fílmico evoca a figura homónima mitológica Antígona e o seu pai cego e coxo, Édipo, e a ideia da jornada de ambos através regiões inóspitas que decorre entre as duas peças de Sófocles, Édipo Rei e Édipo em Colono.
Esta importante apresentação reúne ainda outras obras anteriores da artista — que acompanham a trajetória do pensamento relacionado com Antigone desde 1991 — e inclui dois dos seus mais recentes desenhos de grande formato sobre tinta de ardósia, assim como uma fotogravura constituída por vários elementos pertencente à Coleção de Serralves.

Conceito: Tacita Dean e Marta Moreira de Almeida 

Nota: Informamos que na manhã do dia 11 de fevereiro o corredor de circulação na exposição de Tacita Dean se encontra encerrado ao público.


Image Gallery

6
5
4
3
2
1

©

6
6
6
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile