Joan Jonas

Museum
25 MAI - 01 SET 2019

Joan Jonas (Nova Iorque, 1936) é uma pioneira da vídeo arte e performance e uma aclamada artista multimédia cuja obra engloba vídeo, performance, instalação, som, texto e desenho.

Figura central da performance nos finais dos anos 1960, a sua prática artística foi fundamental para o desenvolvimento de muitos géneros artísticos contemporâneos, desde a performance e o vídeo até à arte conceptual e teatro, sendo atualmente considerada uma das vozes mais influentes na arte contemporânea, em particular para novas gerações de artistas.
Esta é a mais completa exposição da obra de Jonas alguma vez organizada. Trabalhos do final dos anos 1960 são mostrados ao lado das instalações mais recentes de uma artista histórica que continua a pensar alguns dos temas mais urgentes e importantes da atualidade.

A exposição é organizada pela Tate Modern em parceria com a Fundação de Serralves- Museu de Arte Contemporânea, Porto

Curadoria Marta Almeida, Diretora Adjunta e Paula Fernandes, Curadora Fundação de Serralves- Museu de Arte Contemporânea, Porto
E Andrea Lissoni, Curador Sénior, Arte Internacional (Filme) Tate Modern e Julienne Lorz, Chief Curator, Gropius Bau, Berlim

[Imagem: Joan Jonas, Lines in the Sand, 2002, still de vídeo da performance, The Kitchen, Nova Iorque NYC, 2004.
JOAN]


Image
Image

On going

Past

Image desktop