GAME, SET, MATCH

TRÊS CONCEITOS DO LIVRO DE ARTISTA
Library
28 JUN - 20 OUT 2019

A coleção de livros de artista do Museu de Serralves, orientada por Guy Schraenen até à sua morte em 2018, é uma das mais importantes da Europa. Nela estão representadas todo o tipo de tendências deste género artístico que surgiu em finais dos anos 1950, quando os artistas inventaram o conceito de "livro de artista”, uma nova e revolucionária forma de lidar com o espaço do livro para a difusão de ideias e obras. Por ocasião do 20º aniversário do Museu, a exposição em três capítulos Game, Set, Match apresentará as mais destacadas publicações de artistas visuais em todas as áreas, analisando os três campos principais de investigação dentro do universo dos livros de artista: se no primeiro capítulo da exposição estará em foco a noção tautológica do livro de artista enquanto livro, o segundo capítulo irá refletir sobre o livro de artista como obra de arte de direito próprio, equivalente a uma pintura ou escultura; o terceiro capítulo centrar-se-á em trabalhos que se situam na interface entre livro e objeto. Em conjunto, os trabalhos apresentados são exemplos de como os artistas metamorfoseiam os aspetos correntes do livro: não destruindo as suas ideias-chave, mas antes dando-lhe nova vida e perspetivas.


Game, Set, Match: Três conceitos do livro de artista é organizada pela Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto, e tem curadoria de Maike Aden segundo conceitos de Guy Schraenen.


Imagem: excerto de Sol LeWitt "Lignes en quatre directions et toutes leurs combinaisons”, Bordeaux, Capc Musée d’art contemporain, 1983

Pad2 800x450 cover
800.800 cover
800.1066 cover
800.800 cover
800.1066 cover
800.800 cover
Image

VIEW LESS

VIEW MORE

Image
Image
Image

On going

Past

No events to display

No events to display

Image desktop
TRÊS CONCEITOS DO LIVRO DE ARTISTA