O REGRESSO DO OBJETO

ARTE DOS ANOS 1980 NA COLEÇÃO DE SERRALVES EM AVEIRO

Museu de Aveiro / Santa Joana
Museu de Aveiro / Santa Joana
12 SET - 20 OUT 2019
1907 O REGRESSO DO OBJETO | ARTE DOS ANOS 1980 NA COLEÇÃO DE SERRALVES EM AVEIRO

Gerardo Burmester, Tony Cragg, José Pedro Croft, André Gomes, Ana Jotta, Harald Klingelhöller, Pedro Cabrita Reis, Rui Sanches, Haim Steinbach, Xana

"O regresso do objeto” apresenta uma seleção de obras de artistas que sedimentaram os seus discursos artísticos nos anos 1980. Estes trabalhos marcam uma reação à predominância da arte minimal e conceptual nas décadas anteriores, através do regresso à pintura e à escultura e ao uso de materiais tradicionais como o ferro, o bronze e a madeira. Assistimos a um regresso a temas clássicos da história da arte, ao ressurgimento de um imaginário figurativo e metafórico associado a títulos poéticos e evocativos e à proximidade com as artes decorativas e a cultura popular.

Esta diversidade relaciona-se com o começo da globalização que coloca em contacto e em influência mútua culturas muito diversas. A exposição é uma oportunidade para revisitar a produção artística desta década que, representando o fim do isolamento a que a ditadura tinha votado Portugal, revela um crescente sincronismo com o contexto artístico internacional.


Esta iniciativa integra-se num programa de exposições e apresentação de obras da Coleção de Serralves especificamente selecionadas para os locais de exposição com o objetivo de tornar o acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

Image Gallery

6
5
4
3
2
1

©

6
6
6
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile