ALESSANDRO BOSETTI

REGULAR MEASURES

Museum
16 - 20 OUT 2019

11:00 - 18:00
Acesso
: mediante aquisição de bilhete para o museu.

1910 REGULAR MEASURES - ALESSANDRO BOSETTI

"Está prestes a entrar num universo feito apenas de voz".

Após este anúncio ter soado, um grupo de quatro convidados, bem como membros da audiência, são imersos na escuridão e rodeados por um som exclusivamente constituído por vozes. Essas vozes estão desligadas da linguagem e espalhadas num universo imaterial do qual elas são as únicas partículas elementares. A sua realidade percetível e paisagens em constante mutação são constituídas unicamente por vozes que se reorganizam.

Este universo surpreendente é um tecido de vozes entrelaçadas e suspensas no vazio. Imediatamente ele apresenta uma série de dilemas éticos, estéticos e filosóficos aos convidados que agora o habitam e que determinam a sua forma futura. É um universo que se assemelha não apenas à "Flatland” bidimensional de Edwin Abbot ou ao mundo exterior isolacionista de "Huit Clos” de Jean Paul Sartre, mas que também tem as características estruturais de um jogo de salão vitoriano ou de testes comportamentais como o teste de Milgram.

Além disso, trata-se de uma situação essencialmente radiofónica na qual criaturas de som ganham vida como sujeitos puramente sonoros. A sua condição e destino são incertos e a sua materialidade é limitada à pluralidade de vozes desencarnadas.

"Regular Measures” é intitulado a partir de uma frase do filósofo grego Heráclito, para quem a matéria nasce na forma de minúsculos fogos que aparecem e desaparecem a um ritmo regular, da mesma forma como as partículas de voz incorpóreas que povoam nosso universo sonoro aparecem e desaparecem do horizonte auditivo.

"Regular Measures” faz parte de uma série de peças e de uma pesquisa em curso sobre o potencial de comunidades puramente sonoras ou de híper polifonias. Estas são exploradas juntamente com a fantasia da possibilidade de uma criatura sonora puramente produzida por voz e sem corpo. Ela desenha uma teoria alternativa da voz como algo que emerge, uma entidade autónoma, e explora novas possibilidades e conceitos utópicos da polifonia enquanto comunidade.

*Poderá reservar o seu lugar nos grupos de quatro convidados enviando email para a.conde@serralves.pt. Deverá indicar o dia e o horário entre as seguintes possibilidades: 11h, 13h, 15h ou 17h. (Sujeito à disponibilidade de lugar)

("Regular Measures” foi originalmente criado no contexto de: "SAVVY FUNK, an iteration of Every Time A Ear di Soun” — um programação de radio para a documenta 14, com curadoria de Marcus Gammel e Bonaventure Soh Bejeng Ndikung).

Imagem: © Alessandro Bosetti



Image Gallery

6
5
4
3
2
1

©

6
6
6
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile