ATRAVÉS DE…

ANA VIEIRA NA COLEÇÃO DE SERRALVES EM BARCELOS
Galeria Municipal de Arte, Barcelos
06 DEZ 2019 - 29 JAN 2020
Pad2 800x450 cover

Ana Vieira (Coimbra, 1940 — Lisboa, 2016), uma das artistas mais relevantes da arte portuguesa entre a década de 1960 e a atualidade, está representada na Coleção de Serralves com obras em vários meios — objetos, instalação, fotografia, gravura — que refletem a diversidade da sua prática e o caráter pioneiro da sua crítica ao lugar central dos meios tradicionais da arte — pintura e escultura — na produção artística.


A presente exposição permite reavaliar o papel histórico desta artista e perceber a surpreendente atualidade das suas obras. Os objetos e instalações expostos nesta mostra questionam os conceitos e os estereótipos em torno do papel da casa e da relação entre a mulher e a casa, sublinhando a permeabilidade entre o espaço doméstico e o público, entre interioridade e exterioridade, caraterísticas fulcrais na linguagem artística de Ana Vieira. "Através de…” integra o programa de exposições que celebra os trinta anos da Coleção de Serralves, bem como o programa de apresentação de obras da Coleção de Serralves especificamente selecionadas para os locais de exposição com o objetivo de tornar o acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.


Produção: Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto

Imagem: Ana Vieira, Ambiente, 1972. Estrutura metálica tubular, rede de nylon com pintura aerografada, alcatifa, mobiliário, candeeiro, objetos pessoais, algodão, terra, frutos, flores, planta artificial 250 x 900 x 340 cm. Col. Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto. Aquisição em 2002

Image
Image

On going

Past

Image desktop
ANA VIEIRA NA COLEÇÃO DE SERRALVES EM BARCELOS