BLACK BOMBAIM & JOÃO PAIS FILIPE SOTE APRESENTA “PARALLEL PERSIA”

Museum
24 NOV 2019

18:00 - 21:00

Acesso: € 10,00

1911 BLACK BOMBAIM & JOÃO PAIS FILIPE | SOTE APRESENTA “PARALLEL PERSIA”

Black Bombaim & João Pais Filipe
Para este projeto, na sequência de uma encomenda feita pelo Festival Curtas Vila do Conde, os Black Bombaim convidaram João Pais Filipe, baterista/ percussionista do Porto, para colaborar com o trio de Barcelos na criação da banda sonora do filme "Dragonflies with Birds and Snake”.
Este trabalho do realizador Wolfgang Lehmann é originalmente um filme que a banda sonora é o silêncio, mas o corte e a edição contêm um elemento rítmico bastante presente. Este foi o mote para o começo do trabalho em conjunto, polirritmos que induzem o espectador em transe. Juntando as várias dinâmicas possíveis que se podem esperar de um músico como João Pais Filipe, também ele um artesão no fabrico de instrumentos, os músicos adotaram a visão do realizador que divide o filme em três partes, as do ciclo da vida, nascimento, sexo e morte.

Sote apresenta "Parallel Persia”
Ata Ebtekar compõe música com a convicção profunda de que regras e fórmulas devem ser desconstruídas e repensadas. Figura central da cena da música eletrónica no Médio Oriente, ele altera os códigos modais musicais da sua tradição tonal e rítmica original para obter paisagens sonoras sintéticas vívidas. Conhecido por criar composições que variam entre o delicado e o abrasivo, usando sons de origem acústica e eletrónica, Ata Ebtekar vê a música como expressão de hábitos culturais e visões sobre o som e o anti-som (silêncio). Procurando expandir essas tradições, ele cria música que, embora enraizada em muitas culturas ao mesmo tempo, não pertencem a nenhuma em particular. O trabalho de Sote aborda várias formas com os seus solos puramente sintéticos, os ensembles eletroacústicos, projetos audiovisuais e instalações sonoras multicanal.
O projeto mais recente nesta sua busca constante é "Parallel Persia”, que trata da ilusão e criação de uma cultura híper-real artificial, manipulada e controlada por uma agência imperiosa algures num lugar entre todas as galáxias. Como em todas as realidades, a ganância e a arrogância canalizam a destruição da vida. No entanto, o caminho para o caos inclui resistência através da beleza, graça e simetria. Os instantâneos de um Irão apócrifo são apresentados através de esquemas sónicos e óticos para uma experiência "persa" sintética. A música foi criada e é apresentada ao vivo por Sote em colaboração com Arash Bolouri (santour) e Pouya Damadi (tar).



Image Gallery

8
6
4
2
12
10

©

8
8
8
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile