Ciclo de Conversas Somos Árvores

Auditório da Fundação de Serralves
SET 2021 - JAN 2022

Evento hibrido, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link

O link de acesso e mail de confirmação de inscrição serão enviados até à véspera do evento.

2109 Ciclo de Conversas Somos Árvores

As árvores são seres vivos extraordinários. Ao longo da história, em todas as geografias, as pessoas olharam sempre para a árvore com respeito perante a sua imprescindibilidade à vida. Todos reconhecemos o papel das árvores para o equilíbrio dos solos da floresta, para a sustentabilidade do ciclo hidrológico, e o seu desempenho como fonte de alimento, oxigénio e como sumidouro de carbono. As árvores também proporcionam segurança sob a forma de abrigo, e uma sensação de lugar — de enraizamento. Os seres humanos têm uma forte preferência por paisagens com árvores ou áreas arborizadas. Florestas e árvores inspiraram obras de literatura, arte e arquitetura.

Hoje invoca-se a função da árvore para justificar a sua conservação , mas é justo dizer que a árvore tem um estatuto especial no coração dos Homens. Percebemos o seu lugar na nossa História e a sua importância para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas, mas também reverenciamos a imponência, a excecional capacidade de sobrevivência e a singularidade estética e funcional de um dos seres vivos mais notáveis do planeta.


Helena Freitas 2021



Somos Árvores é o tema nuclear do Plano de Atividades do Parque para o ano 2022. Procura apresentar a árvore, na sua diversidade e complexidade biológica, e as suas interações com as outras formas de vida, bem como dar a conhecer os distintos contextos e formas da relação entre as árvores e nós - a relação com o Homem, na ciência, na arte, na cultura, na literatura.


2109 Ciclo de Conversas Somos Árvores
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile