Manoel de Oliveira Fotógrafo

Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian
29 OUT 2021 - 17 JAN 2022

Horário: 10:00 – 18:00

2110 Manoel de Oliveira Fotógrafo na Gulbenkian


A exposição organizada pela Casa do Cinema Manoel de Oliveira – Fundação de Serralves apresenta mais de uma centena de fotografias produzidas entre o final dos anos 1930 e meados dos anos 1950, na sua maioria inéditas.

Esta exposição vem desvendar uma nova faceta do Mestre do Cinema Português:  a de Manoel de Oliveira Fotógrafo.


São mais de uma centena de fotografias a preto-e-branco, na sua maioria inéditas, que percorrem vários géneros e temáticas. Guardadas durante décadas no arquivo pessoal do realizador, estas imagens estáticas vêm revelar uma faceta até agora desconhecida de Manoel de Oliveira: a de fotógrafo.


Produzidas entre finais de 1930 e meados dos anos 50 do século XX, estas imagens não só exibem a curiosidade de Manoel de Oliveira pelos fenómenos óticos, como ajudam a contextualizar o rigor de composição que carateriza os seus filmes e ainda abrem novas perspetivas sobre a evolução da sua obra cinematográfica.


Uma mostra de fotografias do Acervo de Manoel de Oliveira, Casa do Cinema Manoel de Oliveira — Fundação de Serralves, Porto, com a curadoria de António Preto.


VIEW LESS

VIEW MORE

2110 Manoel de Oliveira Fotógrafo na Gulbenkian
2110 Manoel de Oliveira Fotógrafo na Gulbenkian

On going

Past

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile