JOÃO PAULO FELICIANO

AJAX ET PLURES
Universidade Católica Portuguesa - Porto
08 MAR - 01 NOV 2022
Pad2 800x450 cover

Ajax et plures apresenta um conjunto de obras de João Paulo Feliciano (Caldas da Rainha, 1963) dos anos 1990 e 2000 pertencentes à Coleção de Serralves e uma obra inédita concebida para o campus da Universidade Católica Portuguesa no Porto. As obras apresentadas são representativas de momentos distintos do percurso do artista, revelando continuidades e ruturas que marcaram a sua prática artística ao longo dos últimos trinta anos.


Se os trabalhos dos anos 1990 gravitam em torno do mundo da música rock e da realidade urbana, as obras de 2004 e 2021 demonstram um interesse pela exploração de fenómenos de perceção e permitem distinguir uma inflexão na relação (de fascínio/rejeição) com a tecnologia. Mantém-se uma constante problematização dos suportes materiais e linguísticos que o artista utiliza como forma de reequacionar a nossa relação com o mundo, questionando pressupostos dos tradicionais géneros artísticos à luz de diferentes aspetos da cultura popular. A sua atitude irónica e provocadora, a vontade de implicar o espectador na significação da obra, e, sobretudo, o seu insaciável apetite pela experimentação revelam-se transversais ao diverso corpo de trabalho de João Paulo Feliciano.


Esta exposição é a primeira iniciativa organizada no âmbito da adesão da Universidade Católica Portuguesa ao corpo de Fundadores da Fundação de Serralves e integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.


A parceria entre as duas instituições permitiu que a obra Newtron, concebida em 2004 para a exposição individual do artista no Museu de Serralves, fosse restaurada e apresentada nesta mostra. O restauro foi realizado por Diogo Tudela e Nuno Fonseca do Centro de Criatividade Digital e do departamento de Arte, Conservação e Restauro da Escola das Artes.


As obras são apresentadas em diferentes espaços do campus da UCP – Porto, no Edifício das Artes e no Edifício de Restauro, de 8 de março a 1 de novembro de 2022.


Organização: Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto, e Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa - Porto


Imagem: João Paulo Feliciano, Ajax, 2022.


Fotografia: João Pereira, Escola das Artes

ROTEIRO DA EXPOSIÇÃO

On going

Past

Image desktop
AJAX ET PLURES

ROTEIRO DA EXPOSIÇÃO