Interconectados. 100 anos do Parque de Serralves

Lagar e Celeiro da Quinta de Serralves
27 OUT 2023 - 28 ABR 2024
<p>Fotografia: João Almeida</p>

Fotografia: João Almeida

Raízes comuns


O conceito de interconexão de todos os seres vivos é uma crença fundamental encontrada em muitas culturas e tradições espirituais em todo o mundo. O princípio, que o conhecimento científico consagra, enfatiza que toda a vida está interligada e é interdependente, formando uma rede complexa e intrincada de relações entre humanos, animais, plantas, o meio ambiente e o cosmos.


O centenário do Parque de Serralves resulta da evocação da herança da Quinta do Lordelo pelo 2º Conde de Vizela em 1923. Foi a partir daí que adquiriu a atual configuração. Na sequência da iniciativa de renovação dos jardins, convidando para o efeito o arquiteto Jacques Gréber, foi desenhada a atual Alameda dos Liquidâmbares, constituindo o elemento mais icónico do Parque. As árvores, de nome científico Liquidambar styraciflua, foram importadas da América, de onde a espécie é originária.

Nalguns mitos nativos americanos, o liquidâmbar, ou árvore da goma-doce (Sweetgum tree), está associado a histórias de criação e à personificação das forças vitais. É considerada um símbolo do equilíbrio, da cura e da interconexão de todos os seres vivos.


No caso de Serralves, os liquidâmbares e o Parque estão essencial e inexoravelmente interconectados. Liquidâmbares e Parque têm raízes comuns, a partir delas tudo aconteceu nos últimos cem anos. Juntos, convocam algo telúrico, seduzem-nos, envolvem-nos e transformam-nos como seres interconectados.


A exposição Interconectados. 100 anos do Parque de Serralves, é dedicada à história centenária do Parque de Serralves, contando o seu percurso institucional, ilustrando a evolução dos espaços em que se organiza, captando as espécies que o habitam, resgatando as memórias dos que por aqui têm passado e, sobretudo, acompanhando a vida que o compõe.


De alguma maneira, a exposição é sobre a história de vida dos liquidâmbares da Avenida, que, na sua maturidade e altivez, continuam, enraizados e vigilantes, a inspirar a vida do Parque e a de todos que o visitam. É uma homenagem ao que representam, claro.


Curadoria

Maria Fernanda Rollo

Inês José

Design e produção

Pedro e Sara Gonçalves

Vídeo

Telmo Martins

Ilustrações

Luís Taklin

VIEW LESS

VIEW MORE

Interconectados. 100 anos do Parque de Serralves
Interconectados. 100 anos do Parque de Serralves
Interconectados. 100 anos do Parque de Serralves
Interconectados. 100 anos do Parque de Serralves

Mecenas do Parque de Serralves

Interconectados. 100 anos do Parque de Serralves

On going

Past

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile