GREGOR SCHNEIDER

from 07 MAY 2005 to 10 JUL 2005

As obras relacionadas com a famosa Dead House ur de Schneider consistem essencialmente na duplicação de um dado elemento arquitectónico (uma parede, uma janela, um quarto) no lugar desse elemento (não: em lugar do elemento em questão). Desse modo elas abordam questões fundamentais, como o lugar (cf. o conceito de "escultura como lugar” de Carl Andre), a escultura, a psicologia dos espaços, economia de produção… Muitas vezes, espaços que tinham sido incorporados na Casa foram dela retirados para serem inseridos numa sala de exposições, de certo modo aplicando o conceito de ready-made a espaços que não estavam já fabricados ainda que parecessem estar. O conceito de duplicação e deslocalização foi modificado de duas formas: em várias ocasiões, Schneider construiu e inseriu num determinado contexto arquitectónico quartos que poderiam existir nesses locais mas que originalmente não se encontravam lá. (Kunsthalle Hamburg, Barbara Gladstone Gallery), ou realizou uma cópia de um quarto específico para ser adicionalmente instalado num lugar diferente: à perda do sentido de identidade de um dado quarto foi acrescentado o sentido de perda de identidade do lugar do espectador ("Estou aqui ou ali? Onde estou? Como posso saber?”). Esta exposição compreenderá quartos que foram construídos fora do contexto de Dead House ur e incluirá também fotografias e objectos ("esculturas”), sendo tudo isso instalado de modo a criar um novo conjunto arquitectónico no interior da arquitectura do Museu.

Comissariado: Ulrich LoockProdução: Fundação de Serralves
GREGOR SCHNEIDER
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