A importância da inovação e os fatores dinâmicos associados ao design, marketing e marcas.O Seminário contará com a participação de oradores nacionais e estrangeiros:
09h30Abertura da 1ª sessao10h00ENRICO BALERI 10h30FRAN SILVESTRE11h00cofee break11h30JOAO PEDRO FILIPE12h00MARIA GAMBINA 12h30mesa redonda - JOSÉ BARTOLO (moderação) 13h00encerramentoalmoço14h30Abertura da 2ªsessao - Entrega de prémio INOVDESIGN e anuncio de empresas selecionadas no CONCURSO INOVDESIGN 15h00ECOSTEEL (Dr. Filipe Martins)15h30IDUNA (Engº António Amaral)16h00cofee break16h30LARUS (Engº Pedro Martins Pereira)17h00VALERIUS, S.A ( Designer Liliana Costa)17h30encerramento
Mais informação em: www.inovdesign.pt
Fran Silvestre
Enrico Baleri
José Bártolo
João Pedro Filipe
Maria Gambina
Fran Silvestre Arquitectos é um estúdio de arquitetura e design com sede em Valência,Espanha, formado por uma equipa multidisciplinar de profissionais que desenvolve projetosresidenciais, culturais, corporativos ou públicos em todo o mundo.Recebeu prémios e reconhecimentos internacionais e também participou de congressos epalestras internacionais.A abordagem a cada projeto é dar uma resposta técnica a um contexto específico e o desejode encontrar beleza através do trabalho construído.Grande atenção foi dada à economia, com ausência de desperdício.Outra característica é a continuidade com o ambiente que devemos respeitar, mas tambémvalorizar a arquitetura que é capaz de sobreviver à passagem do tempo sem setornar obsoleta.Há ênfase no uso de inovação e precisão com uma atividade focada e atenta durante todoo processo.Em cada projeto, o diálogo está sempre presente no processo e, finalmente, a equipa, umarede de profissionais que se unem pela paixão pelo trabalho, criando um ambiente decriatividade compartilhada de gerar uma motivação contínua, cuidando do que ainda estáem andamento e aguardando com entusiasmo o que ainda está por vir.
Nascido em Albino (Bergamo - Itália) a 3 de fevereiro de 1942.Estudou arquitetura no Politécnico de Milão. Ainda estudante, em 1965, foi convidado porDino Gavina para abrir um centro de mobiliário em Bergamo.Em 1968 fundou um grupo de pesquisa em Milão e chegou a projetar coleções e móveispara a Gavina, Flos, Knoll International e Alias, uma empresa que ele fundou em 1979.Foi diretor de arte da Alias até 1983.Em 1984 ele fundou com sua esposa, Marilisa Baleri Decimo, Baleri Italia, colaborando comHollein, Mendini e outros designers emergentes como Starck, Dalisi e Wettstein para acriação de uma coleção unificada.Desde 1986, atua nas áreas de arquitetura, imagem e comunicação, design promocionale industrial.
Doutorou-se em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanasda Universidade Nova de Lisboa, em 2006.Iniciou atividade de docência em Design em 1998. Atualmente é professor coordenador naESAD - Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e professor convidado da Faculdadede Arquitetura do Porto.É presidente do Conselho Científico da ESAD desde 2006. Integra o Conselho Científicodo Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da Universidade Nova de Lisboa;membro do Advisory Board do i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedadeda Faculdade de Belas Artes de Lisboa; consultor do CEUA - Centro de Estudos deArquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura do Porto.Membro da Painel de Avaliação FCT para a área de Design, Arquitetura e Urbanismo.Orientou mais de 50 projetos ou dissertações de mestrado e doutoramento em Design.Integrou o júri das provas de aferição - doutoramento em Design (Univ. Porto/Univ. Aveiro/ID+)em 2011 e 2012 e o júri de provas para título de especialista no Instituto Politécnico deTomar (2012).Em 2012 foi membro do júri do Prémio João Branco. Publica regularmente sobre Designdesde 2000, tendo mais de uma centena de artigos publicados. Entre as publicações recentescontam-se os livros ou artigos em livro Design et al. (Lisboa, Leya, 2014), João Luís Carrilhoda Graça (Verso da História, 2014), Fred Kradolfer (INCM, 2013), Tomás Taveira (QuidNovi,2011), Cassiano Branco (QuidNovi, 2011). É coeditor da revista PLI Arte & Design. Écoordenador da Pós-Graduação em Curadoria Contemporânea (ESAD + Experimentadesign+ Serralves). Foi curador, entre outras, das exposições "A Revolução Tem de Estar Perto"(CAPC, Coimbra, 2014), "Almanaque" (Galeria Quadra, 2013), "1 + 1 Design Gráfico JoãoMachado + José Brandão" (Galeria Quadra, 2012). Desde 2009, é comissário do evento"World Graphics Day".
João Pedro Filipe é o nome por detrás da marca senhor PRUDÊNCIO, a já conceituadamarca de calçado e acessórios para homem. O designer de moda cresceu entre os moldese o couro, já que o seu avó, José Prudêncio - que homenageou com a criação da sua marca-, era sapateiro e grande parte da sua família trabalhava neste ramo e no da marroquinaria.O seu futuro, marcado por estas imagens, não podia ser muito diferente, decidindo seguira área criativa aos 16 anos. Formado em Design de Moda, João Pedro complementou asua formação no Institut Français de La Mode (IFM), em Paris. Entre outros marcos, a suacarreira ficou definida por passagens pelo atelier de Felipe Oliveira Baptista, Louis Vittone Lacoste, e pela conquista do ‘Young Creative Fashion Entrepreneur’ na área da moda(atribuído por Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e pelo British Council).
Maria Cristina Lopes nasce a 3 de Abril de 1969 em Oliveira de Azeméis. É formada em Design de Moda pelo CITEX 92 e, do seu vasto e diversificado percurso enquanto designer, destacam-se diversas participações em eventos nacionais e internacionais e a obtenção de vários primeiros prémios em concursos de design (entre outros, e logo em 1992 e repetindo em 1993, no concurso Sangue Novo, promovido pela ModaLisboa). Em parceria com José António Tenente, vence o concurso de design e conceção das fardas para os funcionários e colaboradores da EXPO-98, Lisboa. Foi distinguida com o prémio Criadora do Ano'97 pela Look Elite e, em 1998, com o Globo de Ouro na categoria Personalidade do Ano-Moda.Em 2000 com a sua coleção MUSIC IS MY LIFE, vence o prémio da melhor coleção feminina promovido pela ModaLisboa, e em 2008 vence o 1º Prémio no concurso de design dos uniformes para o COLÉGIO EFANOR de Belmiro de Azevedo, Porto.Em 2011 viu o seu trabalho reconhecido numa retrospetiva intitulada As Saias da Maria, promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela ESAD. Foi a Designer escolhida para representar Portugal, como embaixadora portuguesa, no âmbito do projeto Euro-Fashion/Fashion ft. Football 2012, na Ucrânia. Paralelamente e desde 1994 dedica-se ao ensino do Design de Moda como professora, começando no CITEX e passando por outras instituições como no CENATEX, na Escola de Moda do Porto e nos últimos anos na ESAD (Escola Superior de Artes e Design - Matosinhos) onde durante 8 anos foi Coordenadora e Docente da Unidade Curricular Projeto II, da Licenciatura em Design de Moda. Foi professora de Nuno Baltazar, Paulo Cravo, Katty Xiomara, Ricardo Andrez, entre outros, e agora da nova geração de jovens designers emergentes de David Catalán, Tânia Nicole, Inês Torcato, Olimpia Davide, Beatriz Bettencourt, Joana Braga, Rita Sá e de Gonçalo Peixoto. Maria Gambina, marca criada em 1993, participa desde então em inúmeros projetos e desafios lançados por marcas, empresas e instituições, num percurso que tanto se liga à moda como à música, e que depois se liga tudo entre si.